Título: Constituição de uma base de dados geográfica regional sobre o eucalipto : o caso da propriedade Couto de São Simão, freguesia de Santana, concelho de Nisa, distrito de Portalegre
Autor: Bailador, Manuel Francisco de Matos
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Carvalho, José Luís de Almeida
Data: 1998
Citação: BAILADOR, Manuel Francisco de Matos (1998) - Constituição de uma base de dados geográfica regional sobre o eucalipto : o caso da propriedade Couto de São Simão, freguesia de Santana, concelho de Nisa, distrito de Portalegre. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: No presente trabalho realizámos a inventariação e levantamento de campo de um projecto florestal, direccionado para a espécie Eucalyptus spp., no centro e sul do país, envolvendo as províncias as Estremadura, Ribatejo e Alentejo, num total de 1.309.777 ha, com utilização do método de fotografia aérea de infra vermelho falsa cor, confrontada posteriormente no terreno, com vista a aquisição de toda a informação indispensável à obtenção dos elementos necessários à análise pretendida. Como exemplo, pormenorizámos o levantamento no prédio denominado Couto de São Simão, propriedade da Portucel Florestal, S.A. e situado no distrito de Portalegre, cujo povoamento é à base de eucaliptos maideni. Os trabalhos ora presentes têm por finalidade o estudo do seu repovoamento, com vista a que se consiga um aumento de produção a baixo custo, a par da restruturação da propriedade e de melhoramentos de características ambientais. Após obtenção dos elementos devidamente corrigidos apurámos então um conjunto de valores que nos permitiram apresentar áreas concelhias ocupadas por eucalipto, conhecer as diversas percentagens de ocupação e de intervenção. Em análise final genérica concluímos que as províncias da Estremadura e Ribatejo são as que têm um nível de ocupação de eucalipto mais elevado com boa produção, e que cerca de 50% dos concelhos apresentam um nível de ocupação inferior a 10% da sua área. Relativamente à área exemplificada do Couto de São Simão, utilizámos para o trabalho um GPS, aparelho de medição através de satélite, pelo que concluímos a indispensabilidade de utilização deste aparelho para obtenção da necessária informação imediata e correcta. Assim a empresa terá atempadamente um muito melhor acesso às informações indispensáveis à boa gestão da propriedade.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18957TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1639
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAN_BAI.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.