Título: Contribuição para o plano de gestão do Parque Natural da Serra de S. Mamede : caracterização das matas de Quercus pyrenaica Willd
Autor: Cascalho, Paulo Jorge Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Grilo, Luís
Data: 1998
Citação: CASCALHO, Paulo Jorge Martins (1998) - Contribuição para o plano de gestão do Parque Natural da Serra de S. Mamede : caracterização das matas de Quercus pyrenaica Willd. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: Com o presente estudo pretende-se que as futuras intervenções florestais no Parque Natural da Serra de São Mamede, possam vir a ser tecnicamente fundamentadas adequando-as á floresta existente e que compatibilizem os princípios conservacionistas do Instituto de Conservação da Natureza. Para o efeito, caracterizaram-se as matas de carvalho negral (Quercus pyrenaica Willd.) a partir da implantação de uma rede de 45 parcelas de estudo distribuídas pela zona Norte e Centro do Parque. A análise das parcelas recaiu sobre as suas variáveis dendrométricas mais significativas, designadamente: número de árvores por hectare (N), área basal por hectare (G), diâmetro médio (DM), altura média (HM), altura dominante média (HDM), diâmetro do cepo médio (DCM), idade média (IDM) e os acréscimos médios periódicos em DAP com casca observados nos últimos dez anos (A10DCCM), e quanto à estrutura e lotação através dos índices de densidade, Factor de Competição das Copas (CCF) e Factor de Espaçamento de Wilson (Fw). Neste estudo encontraram-se dois tipos de povoamentos, os povoamentos de carvalhos associados a pastagens e os povoamentos de carvalho puro, tendo-se verificado através dos resultados obtidos que o Fw é um índice que nos moldes em que foi desenvolvido não se adapta a este tipo de povoamentos. Logo, com base nos valores de CCF obtidos para as 45 parcelas verificou-se que apenas 6,6 % se encontram dentro dos valores de CCF equivalentes a lotação normal, enquanto as restantes 93,4 % das parcelas têm de ser sujeitas a desbaste de imediato, tendo-se sugerido o tipo de desbaste pelo baixo. Este estudo revelou a necessidade de aprofundar o estudo de crescimento da espécie na região e a necessidade de desenvolver metodologias adequadas para povoamentos irregulares.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18649TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1635
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RE_TFC_PAU_CAS.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.