Título: Caracterização dendrométrica de povoamentos de pinheiro bravo em diversas situações de risco de incêndio na região de Viseu
Autor: Malho, Sebastião Tavares
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Data: 1998
Citação: MALHO, Sebastião Tavares (1998) - Caracterização dendrométrica de povoamentos de pinheiro bravo em diversas situações de risco de incêndio na região de Viseu. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: Neste estudo foram caracterizados os povoamentos naturais de Pinus pinaster Aiton (pinheiro bravo) quanto às seguintes variáveis dendrométricas: número de árvores da parcela (n), número de árvores por ha (N) área basal por ha (G), diâmetro médio (Dm), altura total (Ht), altura média (Hm), altura dominante (Hd), altura média do fuste (Hmf), altura média da copa (Hmc), volume das parcelas (V), volume por hectare (Vt), produtividade das parcelas (Prod), produtividade por hectare (P), factor de competição de copas (CCF) e Índice de densidade do povoamento (SDI). Para tal foram medidas 34 parcelas com 441m2 cada, implantadas nos concelhos de Viseu e Satão, perfazendo um total de 681 árvores amostradas. Foram utilizadas equações para a predição dos volumes e das produtividades com o objectivo de sabermos se os povoamentos amostrados são bons ou maus produtores de material lenhoso. Paralelamente foi utilizado um aparelho, o Densiómetro, para o cálculo da densidade do coberto e as suas medições depois comparadas com os valores obtidos para o SDI e o CCF. Com base nos dados do Densiómetro, SDI e CCF analisaram-se quais os povoamentos que precisavam de sofrer intervenções culturais de desbaste, de modo a diminuir a competição entre árvores e fazer aumentar a sua produção lenhosa. Face aos resultados desta comparação pode-se afirmar que este aparelho permite de uma forma expedita a medição da referida variável e que poderá tomar-se útil nos estudos florestais em povoamentos de pinheiro bravo. Este estudo veio demonstrar ainda a forte correlação e o bom ajustamento existente entre o SDI e o CCF, na avaliação da lotação dos povoamentos de pinheiro bravo.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18510TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1625
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SEB_MAL.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.