Plano fitossanitário para controlo de doenças florestais : Parque Florestal da E.S.A.C.B.
Ficheiros
Data
1997
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho tem por objectivo a criação de um plano fitossanitário, para o Parque e Viveiro Florestal da ESACB.
A finalidade deste plano é tentar prevenir ou combater o aparecimento de doenças provocadas por factores bióticos e abióticos e, também, evitar possíveis acidentes mecânicos, (através de técnicas cirúrgicas), preservando-se, assim, o bom estado sanitário das árvores.
Neste trabalho são apenas referidas as doenças com efeitos mais nefastos, observadas em choupos, carvalhos e tílias e os seus respectivos agentes causais: Melampsora sp. e Oidium quercinum. Também foi referida a incidência de raios solares, como factor responsável pelo aparecimento de cancros nas tílias e em alguns choupos.
De entre os meios de luta que se utilizam na prevenção e combate de doenças, adoptou-se a luta química. Esta luta baseou-se na aplicação de fungicidas de carácter preventivo e curativo, no caso das doenças provocadas por agentes patogénicos.
No caso dos cancros, ainda estão em estudo possíveis tratamentos para esta doença abiótica pelo que, ainda não é possível adoptar nenhum produto específico.
As técnicas cirúrgicas utilizadas permitiram melhorar não só a estrutura das árvores, como também o seu aspecto estético.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17913TFCPF.
Palavras-chave
Citação
NUNES, Maria Isabel Louro (1997) - Plano fitossanitário para controlo de doenças florestais : Parque Florestal da E.S.A.C.B. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.