Plano fitossanitário para controlo de pragas : Parque Florestal da E.S.A.C.B.
Ficheiros
Data
1997
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho realizou-se no parque florestal da ESACB, tendo como principais objectivos a identificação das pragas encontradas e o seu tratamento/combate, com o intuito de se criar um plano de manutenção fitossanitária para o local referido.
Este plano fitossanitário poderá ser utilizado pelos técnicos responsáveis pelo parque, de modo a que se previnam ou combatam os ataques das pragas mais significativas.
A partir do diagnóstico realizado consideraram-se cinco pragas:
Thaumetopoea pityocampa Shiff, Plagiodera versicolor Laich, Rhynchaenus irroratus (Kiesenw), as lesmas e os caracóis e, por último, o Cerambix cerdo L., sendo a Thaumetopoea pityocampa Shiff. a que teve major relevância, devido à expansão do seu ataque.
Os meios de luta utilizados no trabalho de campo, na prevenção e combate das pragas, foram de diferentes tipos (luta biológica, luta biotécnica e luta química) sendo, no entanto, a luta química (sob os princípios da Protecção Integrada) a mais requerida.
Em termos conclusivos, não foi possível averiguar num tão curto espaço de tempo, a eficácia dos tratamentos utilizados, referindo-se apenas, as dificuldades dos procedimentos escolhidos, de modo a sugerir as metodologias aconselháveis à manutenção fitossanitária do parque florestal da ESACB.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17915TFCPF.
Palavras-chave
Citação
ROSA, Ana Maísa (1997) - Plano fitossanitário para controlo de pragas : Parque Florestal da E.S.A.C.B. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.