Análise da capacidade preditiva dos modelos de simulação de volumes para o pinheiro bravo : região Prof-PIS e BIS
Ficheiros
Data
2008
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
O presente trabalho foi realizado com os dados resultantes de estudos dendrométricos em povoamentos de pinheiro bravo puros irregulares realizados na região Pinhal Interior Sul (PIS) nomeadamente no concelho de Oleiros e no distrito de Castelo Branco, com maior incidência na zona do pinhal englobando as regiões Pinhal Interior Sul (PIS) e Beira Interior Sul (BIS). As simulações e o cálculo dos resíduos foram realizados em ambiente WINDOWS, no software EXCEL sendo posteriormente trabalhados no programa estatístico SPSS. Foi analisada a capacidade preditiva de vários modelos ajustados para o pinheiro bravo para as regiões PIS e BIS, sendo eles a equação de volume (EV16), a equação de volume percentual (EVPh1) e equação de perfil de tronco (EPT6) para os dados PIS-BIS. Para os dados PIS foram analisados os modelos atrás referidos e ainda a equação de volume (EV4), a equação de volume percentual (EVPh2) e equação de perfil de tronco (EPT10) De um modo geral, os resíduos resultantes dos modelos EV, EVPh e EPT tendem a aumentar para árvores com maior diâmetro e maior altura. Ao longo do perfil do tronco, para a EVPh, os resíduos diminuem do cepo para a bicada enquanto na EPT aumentam do cepo para a bicada.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26113TFCEARF.
Palavras-chave
Pinheiro bravo , Modelos de crescimento e produção , Equação de volume , Equação de volume percentual , Equação de perfil de tronco
Citação
MOREIRA, Luis Miguel Vaz (2008) - Análise da capacidade preditiva dos modelos de simulação de volumes para o pinheiro bravo : região Prof-PIS e BIS. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - ramo Florestal.