Título: Contribuição para o estudo da variabilidade genética de genótipos de azevinho (Ilex aquifolium L.) através do uso de marcadores moleculares - RAPDs
Autor: Damas, Sofia Pereira de Melo
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Maria Margarida Chagas de Ataíde
Data: 1997
Citação: DAMAS, Sofia Pereira de Melo (1997) - Contribuição para o estudo da variabilidade genética de genótipos de azevinho (Ilex aquifolium L.) através do uso de marcadores moleculares - RAPDs. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O azevinho é uma espécie que se encontra em regressão no nosso país, devido à diminuição da floresta autóctone, à sua utilização para efeitos decorativos e à sua lenta regeneração por via seminal. É uma planta dióica cuja reprodução é posta em causa pelo desaparecimento das plantas femininas. Com vista à análise da variabilidade genética de alguns genótipos de azevinho (IIex aquifolium L.), procedeu-se ao estudo do polimorfismo de DNA amplificado por iniciadores (primers) aleatórios do tipo RAPD (Random Amplifield Polimorphic DNA). O DNA foi isolado pelo método CTAB e posteriormente purificado. Foram testados dois primers de dez nucleótidos para identificar polimorfismo de DNA amplificado aleatoriamente em onze genótipos de azevinho. Dos primers utilizados (OP-S3 e OP-R14) apenas o OP-S3 detectou polimorfismos, evidenciando três classes de polimorfismos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17996TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1615
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SOF_DAM.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.