Título: Avaliação do efeito dos diferentes tratamentos pré-germinativos sobre a percentagem de germinação e vigor de plântulas de cerejeira brava (Prunus avium sylvestris)
Autor: Barateiro, Luís Manuel Delgado
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Dias, José Bernardino Cardoso
Data: 1997
Citação: BARATEIRO, Luis Miguel Delgado (1997) - Avaliação do efeito dos diferentes tratamentos pré-germinativos sobre a percentagem de germinação e vigor de plântulas de cerejeira brava (Prunus avium sylvestris). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O presente trabalho foi levado a cabo em Oleiros, no Viveiro Florestal do Gato e teve como principal objectivo o estudo da influência de diversos factores sobre a percentagem de germinação de sementes da cerejeira brava (Prunus avium L.). Os vários factores avaliados foram: época de sementeira; temperatura; condições de armazenamento e efeito da desinfecção das sementes, No estudo da época de sementeira, foram testadas duas modalidades: uma na Primavera e outra no Outono. No caso da temperatura foram testadas três diferentes modalidades, servindo uma como testemunha (ar livre), uma outra em que foi testada a alternância de temperaturas, e condições de temperatura baixa constante na terceira modalidade. Outro dos tratamentos pré-germinativos testado, foi o efeito da desinfecção com 2 fungicidas (benomil e tirame) comparativamente a uma modalidade que não foi sujeita a este tratamento. Por fim, as condições de armazenamento foram testadas em duas modalidades; o efeito da estratificação em areia contraposto ao efeito do armazenamento em saco de pano. Deste trabalho concluiu-se que a temperatura será o factor que maior importância tem no processo germinativo das sementes e que a alternância desta favorece aquele processo.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17797TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1607
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_LUI_BAR.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.