Avaliação do efeito dos diferentes tratamentos pré-germinativos sobre a percentagem de germinação e vigor de plântulas de cerejeira brava (Prunus avium sylvestris)

Data

1997

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

O presente trabalho foi levado a cabo em Oleiros, no Viveiro Florestal do Gato e teve como principal objectivo o estudo da influência de diversos factores sobre a percentagem de germinação de sementes da cerejeira brava (Prunus avium L.). Os vários factores avaliados foram: época de sementeira; temperatura; condições de armazenamento e efeito da desinfecção das sementes, No estudo da época de sementeira, foram testadas duas modalidades: uma na Primavera e outra no Outono. No caso da temperatura foram testadas três diferentes modalidades, servindo uma como testemunha (ar livre), uma outra em que foi testada a alternância de temperaturas, e condições de temperatura baixa constante na terceira modalidade. Outro dos tratamentos pré-germinativos testado, foi o efeito da desinfecção com 2 fungicidas (benomil e tirame) comparativamente a uma modalidade que não foi sujeita a este tratamento. Por fim, as condições de armazenamento foram testadas em duas modalidades; o efeito da estratificação em areia contraposto ao efeito do armazenamento em saco de pano. Deste trabalho concluiu-se que a temperatura será o factor que maior importância tem no processo germinativo das sementes e que a alternância desta favorece aquele processo.

Descrição

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17797TFCPF.

Palavras-chave

Citação

BARATEIRO, Luis Miguel Delgado (1997) - Avaliação do efeito dos diferentes tratamentos pré-germinativos sobre a percentagem de germinação e vigor de plântulas de cerejeira brava (Prunus avium sylvestris). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.