Caracterização do concelho de Chaves com vista à elaboração de um plano municipal de intervenção na floresta (PMIF)
Ficheiros
Data
1996
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Devido ao elevado número de incêndios florestais que ocorrem todos os anos no nosso País, e a dimensão das áreas ardidas, surge o Decreto-Lei n° 423/9 3 de 31 de Dezembro que criou os Planos Municipais de Intervenção na Floresta (PMIF), que visam criar medidas de protecção da floresta contra os incêndios.
Tendo sido assinado um protocolo entre o Instituto Florestal e as Câmaras Municipais de Chaves, Montalegre, Boticas, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, no sentido de elaborar um PMIF o qual foi designado PMIF intermunicipal do Alto Tâmega, incidindo este trabalho sobre o concelho de Chaves.
Dado que os povoamentos florestais são a preocupação fundamental, á que classificar os povoamentos florestais do concelho de Chaves quanto à perigosidade potencial no caso de deflagração de um incêndio, através da determinação da carga de combustível do sub-bosque em função do volume ocupado pela vegetação arbustiva, determinando a sua ocupação espacial, através do método da linha de intercepção e assim decidir acerca da sua eliminação com a limpeza dos povoamentos.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16824TFCPF.
Palavras-chave
Citação
MOREIRA, Álvaro José de Carvalho (1996) - Caracterização do concelho de Chaves com vista à elaboração de um plano municipal de intervenção na floresta (PMIF). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.