Título: Caracterização do concelho de Chaves com vista à elaboração de um plano municipal de intervenção na floresta (PMIF)
Autor: Moreira, Álvaro José de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Brás, Maria José da Silva
Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Data: 1996
Citação: MOREIRA, Álvaro José de Carvalho (1996) - Caracterização do concelho de Chaves com vista à elaboração de um plano municipal de intervenção na floresta (PMIF). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: Devido ao elevado número de incêndios florestais que ocorrem todos os anos no nosso País, e a dimensão das áreas ardidas, surge o Decreto-Lei n° 423/9 3 de 31 de Dezembro que criou os Planos Municipais de Intervenção na Floresta (PMIF), que visam criar medidas de protecção da floresta contra os incêndios. Tendo sido assinado um protocolo entre o Instituto Florestal e as Câmaras Municipais de Chaves, Montalegre, Boticas, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, no sentido de elaborar um PMIF o qual foi designado PMIF intermunicipal do Alto Tâmega, incidindo este trabalho sobre o concelho de Chaves. Dado que os povoamentos florestais são a preocupação fundamental, á que classificar os povoamentos florestais do concelho de Chaves quanto à perigosidade potencial no caso de deflagração de um incêndio, através da determinação da carga de combustível do sub-bosque em função do volume ocupado pela vegetação arbustiva, determinando a sua ocupação espacial, através do método da linha de intercepção e assim decidir acerca da sua eliminação com a limpeza dos povoamentos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16824TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1604
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ALV_MOR.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.