Elaboração de um projecto para viveiro florestal e estimativa de custos associados à instalação
Ficheiros
Data
1996
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Após um estudo pormenorizado da área destinada á instalação de um viveiro florestal, onde se procuram abordar os principais factores edafo-climáticos a ter em conta aquando da sua instalação e, após verificarmos que a área em questão apresenta grandes potencialidades para o sucesso da instalação do referido viveiro, prosseguiu-se com a elaboração do projecto.
Considerou-se uma divisão da área em duas distintas, uma considerada de produção (área útil) outra improdutiva. Da primeira farão parte as áreas destinadas á instalação de estufas, á produção de plantas de raiz nua (plantório) e as de atempamento. Da segunda a área social, a rede viária, a construção de uma pequena barragem, o sistema de rega e a vedação.
O método de produção adoptado consiste na utilização de duas estufas para a germinação das sementes e crescimento juvenil das plantas. Após esta fase, as plantas passam para o exterior e serão produzidas segundo dois métodos: raiz nua e torrão. As de raiz nua passam para as áreas onde serão repicadas (plantório) e as de torrão serão produzidas em contentores e passam para a área de atempamento.
O sistema de rega proposto será de forma a satisfazer as necessidades hídricas quer no interior quer no exterior das estufas.
A rede viária foi criada de forma a permitir o acesso a todas as áreas do viveiro e a possibilitar uma melhor movimentação de máquinas e pessoal. Haverá lugar ainda àconstrução de outras infra-estruturas e aquisição de equipamentos e materiais, fundamentais ao funcionamento do viveiro.
Fez-se ainda uma estimativa dos custos associados ao projecto, assim como um estudo de viabilidade económica do investimento.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17002TFCPF.
Palavras-chave
Citação
ALVES, Paula Rosalina Lopes (1996) - Elaboração de um projecto para viveiro florestal e estimativa de custos associados à instalação. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.