Título: Ajustamento de curvas hipsométricas para a Cryptomeria japonica (Linnaeus filius) D. Don nas ilhas de São Miguel, Terceira e Flores (Açores)
Autor: Cabeceira, Sara Cunha
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Medeiros, Vasco António Martins de
Palavras-chave: Açores
Cryptomeria japonica (L. fil.) D. Don
Equação de volume
Produção em volume
Curva hipsométrica geral
Data: 2009
Editora: IPCB. ESA
Citação: CABECEIRAS, Sara Cunha (2009) - Ajustamento de curvas hipsométricas para a Cryptomeria japonica (Linnaeus filius) D. Don nas ilhas de São Miguel, Terceira e Flores (Açores). Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - ramo Florestal.
Resumo: A Cryptomeria japonica (L. fil.) D. Don é a principal espécie de produção na Região Autónoma dos Açores. Este trabalho remete-nos exclusivamente às ilhas de São Miguel, Terceira e Flores, de acordo com os dados do último Inventário Florestal da Região (IFRAA, 2007). A Direcção Regional dos Recursos Florestais estimou a produção em volume (m3/ha) para a espécie recorrendo à equação de volume ajustada por Medeiros (s/d) tendo por base os dados relativos à árvore média por classes de frequência diamétricas. Não existindo uma curva hipsométrica geral para a espécie na área de estudo, foi objectivo deste trabalho o seu ajustamento. Os modelos candidatos considerados para o efeito tiveram por base a pesquisa realizada em estudos semelhantes realizados no Continente por Almeida (1998), Carvalho (1999), Alegria (2004) e Tomé et al. (2007). A curva hipsométrica geral seleccionada para a Criptoméria na área de estudo foi o modelo de Prodan (1905), modificado por Tomé (1988), e resultou do estudo do comportamento dos modelos candidatos quanto à sua capacidade de ajustamento, de predição e nível de colinearidade. A produção em volume (m3/ha) para a espécie foi recalculada, ao nível da árvore individual, utilizando a curva hipsométrica geral ajustada. Não se observaram diferenças significativas entre as duas abordagens na avaliação da produção em volume (m3/ha) para a espécie.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26361TFCEA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/159
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_SAR_CUN.pdf201,45 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.