Título: Comparação de quatro técnicas de mobilização do solo na cultura do milho-grão nas regiões de Idanha-a-Nova e Caria
Autor: Ramos, João Rafael Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Lavado, José Manuel Garrido
Peças, Luís Filipe Ribeiro Ponte Velez
Data: 1997
Citação: RAMOS, João Rafael Martins (1997) - Comparação de quatro técnicas de mobilização do solo na cultura do milho-grão nas regiões de Idanha-a-Nova e Caria. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Maquinaria Agrícola.
Resumo: O presente trabalho consta de um estudo sobre as diversas mobilizações utilizadas na preparação do solo, tendo em vista a instalação de uma cultura de milho-grão. Este estudo compreende três ensaios, com o objectivo de estudar os vários factores envolvidos na produtividade do milho-grão, isto é, condições edafo-climáticas de cada local, o efeito da mobilização, a interacção mobilização-variedade e a rentabilidade económica. Dois ensaios foram instalados em dois locais distintos, Quinta dos Lamaçais -Covilhã (Cova da Beira) e Herdade do Couto da Várzea - Idanha-a-Nova (Campina de Idanha). Nestes ensaios utilizaram-se as variedades de milho-grão Luar (F.A.O. 400) e Lenor G4441 (F.A.O. 500), sujeitas a três tipos de mobilização (tradicional, mínima e sementeira directa ) e foram instalados numa área intercalada, numa parcela de cultura para produção em grande cultura. O terceiro ensaio localizou-se na Herdade do Couto da Várzea - Idanha-a-Nova (Campina de Idanha) e destinava-se a avaliar o comportamento agronómico de seis variedades: Marengo, Luar e Rafaela (F.A.O. 400) e Cecilia, Lenor G4441 e Look (F.A.O. 500), dispostos segundo blocos casualizados. Em qualquer dos locais, verificou-se que as produções do milho-grão foram sempre mais elevadas onde a mobilização do solo foi maior (tradicional). As produções atingiram valores mais elevados com a mobilização do solo em profundidade, recorrendo à “charrua” ou ao “diesel”, sendo os valores médios de produção de 13.814 kg ha-1 nos Lamaçais e 14.616 kg há-1 na Várzea. Apesar de não se verificarem diferenças estatisticamente significativas no que respeita aos efeitos da mobilização do solo, constatou-se que as produções das variedades tendem a aumentar nos tratamentos em que houve maior mobilização do solo.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17512TFCMA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1589
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Maquinaria Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOA_RAM.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.