Aplicação de agro-químicos por via aérea
Ficheiros
Data
1996
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
A aplicação por via aérea tem sido praticada e estudada desde à longo tempo, no estrangeiro. Em Portugal fazem-se aplicações aéreas desde 1954, no entanto não têm sido feitos estudos que permitam compreender as verdadeiras necessidades em termos de condições, para aplicação aérea, de modo a adaptá-la à realidade Portuguesa.
Este tipo de aplicação realiza-se predominantemente em terrenos ou culturas que não permitem outro meio de actuação, não perdendo no entanto o seu mérito próprio, uma vez que as aeronaves agrícolas têm potencialidades elevadíssimas em termos de rendimento.
Em Portugal tem-se assistido a uma tendência da utilização dos meios aéreos em parcelas cujas dimensões não são suficientes para justificar a compra de equipamento agrícola especial para o efeito, o que leva ao paradoxo, que é a utilização de meios aéreos em áreas pequenas, enquanto nas grandes áreas se utilizam meios terrestres. Perdendo-se assim muito do potencial desta máquina.
De salientar no entanto que a aviação agrícola continua a ser usada em grande escala, no País, especialmente nas zonas orizícolas, sendo um importante auxílio para a agricultura, Portuguesa, devendo por isso ser objecto de aprofundados estudos, de modo a rentabilizá-la o mais possível, podendo assim vir a beneficiar também o agricultor.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17239TFCMA.
Palavras-chave
Citação
CONSTATINO, Jorge Luís Rama (1996) - Aplicação de agro-químicos por via aérea. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Maquinaria Agrícola.