Influência do processo de sementeira da cultura do feijão-frade (Vigna unguiculata (L.) Walp.)
Ficheiros
Data
1996
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Com o objectivo de avaliar a influência do processo de sementeira no desempenho da cultura do feijão-frade (Vigna unguiculata (L.) Walp.) realizou-se, de Junho a Setembro de 1995, na Quinta da Srª de Mércules (Castelo Branco), um ensaio no qual foram testados dois processos de sementeira distintos: a lanço, simulando o trabalho de um distribuidor centrífugo, e em linhas, utilizando neste caso um semeador de distribuição clássica montado nos três pontos do tractor, um semeador de distribuição clássica montado mas com rodas de controle da profundidade de sementeira, um semeador monogrão semi-montado de distribuição pneumática e um semeador monogrão semi-montado de distribuição pneumática adaptado à sementeira com mobilização reduzida do solo.
Dos resultados obtidos concluiu-se que o processo de sementeira no qual se utilizam semeadores adaptados à sementeira com mobilização reduzida do solo não é adequado a esta cultura, pelo menos nas condições em que decorreu o ensaio.
Os restantes semeadores proporcionaram à cultura do feijão-frade condições de desenvolvimento semelhantes entre si, pelo que se acredita que, de acordo com os resultados do presente ensaio, qualquer um destes equipamentos poderá ser seleccionado para a realização da cultura do feijão-frade.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16835TFCMA.
Palavras-chave
Citação
MOUZINHO, Fernanda Maria Branco (1996) - Influência do processo de sementeira da cultura do feijão-frade (Vigna unguiculata (L.) Walp.). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Maquinaria Agrícola.