Título: Utilisation de l'optimisation et de la simulation pour le choix de l'equipement en exploitations de grandes cultures
Autor: Alves, Cristina Maria dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor: Jannot, Philippe
Cairol, Dominique
Data: 1993
Citação: ALVES, Cristina Maria dos Reis (1993) - Utilisation de l'optimisation et de la simulation pour le choix de l'equipement en exploitations de grandes cultures. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Maquinaria Agrícola.
Resumo: A nova PAC veio criar novas necessidades em matéria de tomada de decisão. Os agricultores prevêem um futuro muito difícil e procuram por isso soluções que permitam fazer face a este contexto agrícola. É na mecanização que se encontram os mais elevados encargos e por essa razão é neles que se centra o nosso estudo. Para ajudar o agricultor a tomar uma decisão, principalmente no que diz respeito a equipamento, reduzindo os encargos de mecanização, o CEMAGREF e o ITCF, criaram dois programas informáticos - GEDE e SIMEQ respectivamente. GEDE determina um emparcelamento optimizado e SIMEQ é um simulador que permite medir (para diferentes situações climáticas) o nível de adaptação entre os factores de produção e as necessidades ligadas ao tipo de emparcelamento praticado (optimizado). O nosso estudo consistiu na aplicação e testagem de um método de ajuda à reflexão, com a utilização conjunta da optimização (GEDE) e simulação (SIMEQ), tendo em vista melhorar os resultados económicos em duas explorações de grandes culturas (cereais, oleaginosas e proteaginosas); mostrámos que é possível a utilização conjunta dos dois programas em situações pedoclimáticas diferentes; testamos vários cenários de aumento de superfície quer individual quer em associação de explorações.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13368TFCMA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1548
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Maquinaria Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CRIS_ALV.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.