Título: Aleitamento de vitelos, período de outono/inverno, com um dia de interrupção semanal no fornecimento de colostro fermentado naturalmente
Autor: Aldeias, Isaura Cristina de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Data: 1995
Citação: ALDEIAS, Isaura Cristina de Sousa (1995) - Aleitamento de vitelos, período de outono/inverno, com um dia de interrupção semanal no fornecimento de colostro fermentado naturalmente. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: O trabalho efectuou-se no sector de Bovinicultura da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Utilizaram-se 11 animais, sendo estes divididos em 2 grupos de forma homogénea em relação ao sexo, n° de parto da mãe e peso ao nascimento. Os vitelos foram desmamados aos 28 dias de vida, e até lá foram alimentados com colostro fermentado naturalmente. Era-lhes fornecido 2.5 Kg de colostro diluído em 1.2 Kg de água quente, uma vez por dia. Os animais do G2 sofreram uma interrupção semanal no aleitamento. Com o objectivo destes não sofrerem stress, foram separados dos animais do G1, colocando-os no novilheiro e viteleiro, respectivamente. No fim do ensaio os vitelos do G1 obtiveram um ganho de peso diário superior aos vitelos do G2, sendo os valores para GI de 0982 Kg/dia (0.242) e 0.928Kg/dia (0.081) para G2 (P≥0.05). Em relação ao índice de conversão, foram os animais do G2 que obtiveram resultados superiores 1788.7 (491.94) e 2017.87 (366.535), para G2 e G1, respectivamente. Durante o ensaio verificaram-se 4 casos de diarreia nos vitelos do G2. Registámos fenómenos de rejeição do alimento lácteo para os 2 grupos, a partir da mudança do colostro fresco para colostro fermentado naturalmente (4° dia de aleitamento). Analisando os resultados do estudo económico, verificou-se que o G2 teve custos ligeiramente superiores ao G1.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16317TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1534
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ISA_ALD.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.