Alimentação das porcas aleitantes com incremento do consumo através da adição de edulcorante
Date
1995
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Este trabalho foi realizado na exploração Vale de Torno (Pernes), pertencente à empresa “Probalta Sa”.
Para investigar o incremento de consumo de alimento em porcas aleitantes, com adição de edulcorante (neohesperidina DC) no alimento composto de lactação, foram agrupados aleatoriamente 4 grupos de porcas:
Gr 1 (testemunha) - maneio normal da exploração;
Gr 2 - alimento sem edulcorante, com maneio ad Iibitun na maternidade;
Gr 3 - alimento com adição de 25 gr/ton. de neohesperidina DC;
Gr 4 - alimento com adição de 500gr/ton. de neohesperidina DC (o edulcorante tem uma potência de 1/1500, em relação à sacarose).
A colheita de dados incidiu não só sobre a ingestão do alimento composto por parte das porcas aleitantes, mas também sobre o estado corporal, controlo ambiental, matérias primas e alimento fabricado, controlo sanitário, intervalo desmame salto fecundante, peso dos leitões e produtividade das porcas.
O incremento de neohesperidina DC no alimento composto de lactação a 500 gr/ton. de alimento composto teve efeito nas porcas, aumentando o apetite e reduzindo a mobilização das reservas corporais, traduzindo-se numa melhor conformação corporal das porcas na altura do desmame dos leitões.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16036TFCPAN.
Keywords
Citation
PARDAL, José Manuel Baptista (1995) - Alimentação das porcas aleitantes com incremento do consumo através da adição de edulcorante. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.