Título: Cuidados de enfermagem em animais de companhia
Autor: Alves, Bruno Francisco Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Marquês, Inês Serrazina Ferreira
Figueira, Luís Manuel Faria Teodósio
Palavras-chave: Animais de estimação
Cuidados com animais de estimação
Enfermagem veterinária
Data: 2010
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALVES, Bruno Francisco Pereira (2010) - Cuidados de enfermagem em animais de companhia. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: A fisioterapia é a ciência que estuda, previne e trata os problemas relacionados com a função motora, por consequência de traumas, doenças adquiridas ou por vezes doenças genéticas. Na área da Veterinária a Fisioterapia é a mais jovem e próspera especialidade. Os veterinários aceitam a fisioterapia animal por esta usar técnicas não invasivas no combate a dor, na recuperação funcional da região comprometida, na profilaxia de futuras lesões articulares, e sobretudo proporcionar uma melhor qualidade de vida ao animal. O enfermeiro veterinário pela sua formação e actuação profissional desenvolve um papel com a finalidade curativa, de prevenção e reabilitação, podendo fazer as sessões de fisioterapia, de acordo com a planificação do veterinário. Devido a esta especialidade clínica começar a suscitar interesse por parte dos clínicos e proprietários e por estes hoje em dia apostarem no melhor para os seus animais de companhia e ainda pelo facto do hospital veterinário – Clinicão me ter possibilitado interacção com esta, possibilitou a escolha deste tema. Assim, no presente trabalho, são descritos os métodos terapêuticos disponíveis, os parâmetros de avaliação de sucesso ou insucesso, as técnicas, os procedimentos, as metodologias que estão direccionadas no sentido de aumentar ou restaurar a capacidade do corpo do paciente, ou de qualquer uma de suas partes, para desempenhar, da melhor forma possível, as suas actividades diárias.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária. Só estão disponíveis as páginas iniciais do trabalho incluindo o Resumo e os Índices.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26898TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/15
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_BRUNO_ALVES.pdf30,48 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.