Título: Comparação do valor produtivo do resíduo de feijão frade e feno de aveia x ervilhaca na capacidade leiteira das ovelhas Merino da Beira Baixa
Autor: Tavares, Maria Cândida Viegas
metadata.dc.contributor.advisor: Tendinha, Isabel Maria Viseu Fernandes
Galvão, António José Leão Travassos
Data: 1993
Citação: TAVARES, Maria Cândida Viegas (1993) - Comparação do valor produtivo do resíduo de feijão frade e feno de aveia x ervilhaca na capacidade leiteira das ovelhas Merino da Beira Baixa. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: O valor produtivo do resíduo de feijão-frade e feno de aveia x ervilhaca foi comparado em ovelhas Merino da Beira Baixa através do crescimento dos borregos. Nas primeiras semanas de lactação, 24 ovelhas distribuídas em grupos de 6 com os respectivos borregos foram submetidas a 4 regimes alimentares distintos. Dois grupos receberam resíduo de feijão frade e os outros dois feno de aveia x ervilhaca. Destes 4 grupos apenas 2, um de cada forragem, foram suplementadas com 0.5% de concentrado, sendo este ajustado pelo Peso Vivo das ovelhas As quantidades médias ingeridas pelas ovelhas do grupo de resíduo foram superiores às do grupo do feno (71,00 e 59,52g MS/Kg P0,75, respectivamente). O concentrado adicional nos restantes grupos esteve na origem do aumento da ingestão de Matéria Seca total do feno e no decréscimo da ingestão total do resíduo (66,18 e 63,67g MS/Kg P0,75). Os maiores ganhos médios diários dos borregos ocorreram no grupo das ovelhas alimentadas com o resíduo (197 g/dia) e os mais baixos foram obtidos nos borregos cujas mães ingeriram somente feno. Nos grupos das ovelhas suplementadas os borregos evidenciaram um ganho médio diário de 172 e 183g/d, correspondendo respectivamente aos grupos do resíduo e do feno com concentrado. As perdas de peso das ovelhas foram mais elevadas no grupo do feno, seguindo-se-lhe os grupos do resíduo de feijão frade, feno + concentrado e finalmente o do resíduo + concentrado, tendo sido os valores respectivamente 313, 264, 229 e 160 g/dia.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13367TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1470
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_CAV.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.