Título: A contabilidade de gestão numa exploração cooperativa - CAPINE. I - Caracterização e evolução cooperativa : a ficha de exploração e apreciação de alguns resultados
Autor: Gonçalves, Ana Maria Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Marcelo, Manuel Martins Lopes
Data: 1992
Citação: GONÇALVES, Ana Maria Ribeiro (1992) - A contabilidade de gestão numa exploração cooperativa - CAPINE. I - Caracterização e evolução cooperativa : a ficha de exploração e apreciação de alguns resultados. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: A gestão de qualquer empresa necessita cada vez mais de se apoiar em informações sobre os factos ocorridos e efectuar previsões. Grandes números de empresas, designadamente cooperativas do nosso País, debatem-se com graves dificuldades de gestão, sendo muitas delas consequência directa ou indirecta de um deficiente funcionamento dos seus serviços de Contabilidade e de Gestão. Desta forma, torna-se necessário dispor de um acompanhamento efectuado por técnicos especializados, com vista a uma mais adequada e eficiente gestão das explorações. Para isso, é concedida uma ajuda prevista no regulamento (CEE) nº2328/91 aos empresários individuais ou colectivos que se dediquem à agricultura a título principal e que pretendam introduzir a Contabilidade de Gestão nas respectivas explorações. Acompanhámos a Cooperativa CAPINE - Cooperativa Agro-Pecuária Industrial Nova Esperança, durante o exercício de 1991, enquadrada na acção do Centro de Estudos de Planeamento e Divulgação da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Deste modo, foi possível estudar a aplicação da Contabilidade de Gestão por Margens Brutas e apreciar os principais problemas que se levantam na área da gestão de uma exploração de razoável dimensão.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13093TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1469
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_GOM.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.