Título: Contribuição para o estudo do núcleo British Friesian do efectivo bovino leiteiro da Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Autor: Esteves, Maria de Lurdes Espadinha
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Data: 1987
Citação: ESTEVES, Maria de Lurdes Espadinha (1987) - Contribuição para o estudo do núcleo British Friesian do efectivo bovino leiteiro da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: “A exploração de gado bovino leiteiro é urna actividade economicamente motivada pelo lucro” (Mhittemore, 79). Mas, a “responsabilidade” desta actividade pecuária surge do modo como se gera o efectivo bovino. São fundamentais determinados factores, que se englobam em linhas gerais num adequado maneio reprodutivo, alimentar e profiláctico, para se conseguir optimizar o tempo útil da vida produtiva deste tipo de animais. É óbvio que o estudo de um efectivo como o abordado (núcleo de bovino leiteiro British Frisian da Escola Superior Agrária de Castelo Branco) existem factores que não devem ser considerados uma vez que se trata de um efectivo nas denominadas condições ideais de exploração, pelo facto de um dos seus objectivos ser o de transmitir o funcionamento de uma “vacaria modelo” em que no entanto, os resultados que se visam obter possuam algo de tentativa de aproximação de valores ideais. Claro que o estudo efectuado, tendo como finalidade, levar ao conhecimento de possíveis interessados e numa tentativa de exposição dos assuntos acessível, do funcionamento de uma vacaria no seu aspecto prático de maneio, só é possível de estudo quando existe um sistema de registos, preferencialmente diários, onde estão inscritos todos os acontecimentos de índole quer reprodutiva, alimentar e sanitária, individualizadas, bem como a actividade produtiva, de grande importância, O efectivo bovino leiteiro da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) possui estes registos, que permitiram o estudo presente. Com base nos registos existentes e seu tratamento procedeu-se a uma tentativa de estudo da situação geral de maneio do efectivo e consequentemente sua actividade produtiva com um sentido de análise crítica, obviamente construtiva, da forma como se está a gerir o efectivo, estabelecendo-se uma comparação do tratamento de dados efectuado com as situações de maneio e valores produtivos óptimos desejáveis, a tentar atingir nas explorações, ou que constituem os chamados valores padrões de referência. Quanto a tentativa do estudo económico efectuado no trabalho, relativamente ao modo corno se está a processar a exploração do efectivo, teve como objectivo, embora ciente do quanto se encontra aquém de um estudo rigoroso e muito válido, o expressar de alguns resultados obtidos no trabalho, numa linguagem que presentemente a nível de alguns produtores é a de maior expressão, por ser à partida a de mais fácil compreensão pelo maior interesse suscitado.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-7068TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1425
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_EST.pdf5,37 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.