Título: Ensaio de enraizamento de estacas de dois porta-enxertos de videira (Vitis vinifera L.). Utilização de cobertura do solo com polietileno negro
Autor: Dâmaso, Dulcinea Maria Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Data: 1989
Citação: DÂMASO, Dulcinea Maria Rodrigues (1989) - Ensaio de enraizamento de estacas de dois porta-enxertos de videira (Vitis vinifera L.). Utilização de cobertura do solo com polietileno negro. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: Sendo Portugal um país em que a viticultura tem um lugar de destaque, o sub-sector da propagação, ou seja, a obtenção comercial de plantas deverá revestir-se também dessa importância, primordial na conjuntura sócio-económica do sector, em particular face À política de qualidade que se pretende atingir. A instalação da vinha é feita tradicionalmente com a enxertia no local definitivo, sendo o sector viveirista responsável apenas pela multiplicação dos porta-enxertos. Dada a facilidade de multiplicação por estaca na videira este método é largamente utilizado na prática. Estamos em crer, contudo, que mesmo sem a introdução de novas técnicas de propagação e face aos crescentes custos de mão-de-obra, a produtividade deste sector pode ser melhorada com introdução de algumas inovações no campo das técnicas culturais. É neste âmbito que surge o presente trabalho, que pretende estudar a possibilidade de utilização de uma cobertura de polietileno negro no processo de enraizamento de estacas, analisando os efeitos que esta técnica terá ao nível do enraizamento, do desenvolvimento das plantas obtidas e nos custos de produção, em particular a mão-de-obra. Este trabalho, por nós realizado, divide-se em três partes principais. Na primeira, caracterizámos a técnica da cobertura do solo e seus efeitos. Na segunda, desenvolvemos o fenómeno da rizogénese salientando os factores internos e externos que a influenciam. Na terceira descreveremos o trabalho prático por nós realizado cujo objectivo final é analisar os efeitos da cobertura do solo na multiplicação por estaca, em viticultura.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10713TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1393
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_DUL_DAM.pdf959,11 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.