Implantação da contabilidade por margens brutas e análise de gestão de uma exploração agrícola
Ficheiros
Data
1989
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
A agricultura nacional tem sido o sector económico, mais desfavorecido e marginalizado, vivendo em estagnação há longos anos, com um baixo nível de vida.
Actualmente em fase de mudança, já é notável a sua evolução social, económica e tecnológica, mas há que modernizar a agricultura suficientemente, num futuro próximo, para poder penetrar mais agressivamente nos mercados externos, para além de visar um melhor nível de auto-suficiência alimentar do País.
De facto, para isso, é necessário que as explorações disponham de instrumentos de acompanhamento e correcção para uma adequada, e eficiente gestão da exploração. É imprescindível a existência de um poderoso instrumento de gestão e decisão, que é proporcionado pela contabilidade.
Por alguma razão o Regulamento (CEE) nº 797/85, e a sua aplicação em Portugal (Dec.-Lei nº 79-A/87), estipulam medidas de apoio à introdução da contabilidade de gestão nas explorações agrícolas.
A finalidade em vista deste trabalho é divulgar a importância e o interesse da contabilidade agrícola e o respectivo uso como instrumento de gestão e planeamento da exploração agrícola, na perspectiva de uma inserção dinâmica no tecido produtivo, visando a sua modernização.
A exploração em estudo, a “Herdade da Cachouça” propriedade do Sr. Eng. Luiz Filipe Pinto e Silva, foi por nós acompanhada durante o exercício de 1988, no âmbito da acção do Centro de Estudos de Planeamento e Divulgação da Escola Superior Agrária de Castelo
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10175TFCPAG ; C30-10176TFCPAG.
Palavras-chave
Citação
LUZ, Ana Paula Subtil Duarte Ventura da (1989) - Implantação da contabilidade por margens brutas e análise de gestão de uma exploração agrícola. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.