Título: Enraizamento de estacas de diferentes espécies fruteiras com utilização de cobertura de solo com polietileno negro : ensaio comparativo
Autor: Serejo, Ana Maria Duarte
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Data: 1989
Citação: SEREJO, Ana Maria Duarte (1989) - Enraizamento de estacas de diferentes espécies fruteiras com utilização de cobertura de solo com polietileno negro : ensaio comparativo. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: Este trabalho de fim de curso, insere-se na conclusão do curso de Produção Agrícola da Escola Superior Agrária de Castelo Branco e constitui para nós o primeiro contacto com a realidade prática, tendo sido uma via para o aprofundamento das matérias leccionadas no decorrer do curso. A multiplicação das plantas é, na prática agrícola, bastante antiga e de primordial importância no sector frutícola. Dado o seu interesse e a nossa preferência pelo tema, procuramos realizar um trabalho em que pudéssemos executar as tarefas práticas relacionadas com a obtenção de alguns porta-enxertos de espécies fruteiras. Assim, surgiu-nos a oportunidade de realizar na Escola Superior Agrária de Castelo Branco um ensaio, cujo objectivo seria caracterizar o processo de enraizamento de estacas e comparar o sistema tradicional (solo nú) com a utilização de cobertura de solo com material plástico, em alguns porta-enxertos habitualmente utilizados em fruticultura. O presente trabalho dividir-se-á em três partes distintas. A primeira trata da caracterização do fenómeno da rizogénese e dos factores que a influenciam. Na segunda, abordaremos a técnica da cobertura do solo com materiais plásticos e os seus efeitos sobre o solo e as culturas. Na terceira parte, desenvolveremos o trabalho e o ensaio por nós realizado, cujo objectivo é o estudo da viabilidade da utilização da cobertura de plástico na multiplicação por estaca.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10298TFCPAG ; C30-10299TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1372
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_SER.pdf709,82 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.