Título: Evolução da maturação em castas regionais do Douro. Contributo para a sua caracterização com vista ao fabrico de vinhos espumantes
Autor: Marinho, Jorge Manuel Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Data: 1991
Citação: MARINHO, Jorge Manuel Ribeiro (1991) - Evolução da maturação em castas regionais do Douro. Contributo para a sua caracterização com vista ao fabrico de vinhos espumantes. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: Inicialmente a nossa proposta de trabalho consistia em estudar a maturação de castas regionais do Douro em diferentes altitudes e exposições. Tal propósito foi gorado uma vez que foi iniciado um estudo na ADEGA COOPERATIVA DE ALIJÓ em conjunto com uma firma americana com o objectivo último de caracterizar sete castas regionais para a produção de vinho Espumante. Uma vez feita esta pequena observação vou referir antes de mais quais as razões que me levaram à escolha deste tema: — Em primeiro lugar, a importância que a viticultura representa no contexto sócio-económico a nível nacional e em especial na região Duriense; — Em segundo lugar, a ausência de estudos a este nível numa das mais importantes sub-regiões do Douro que é a sub-região do Cima-Corgo; — Em terceiro e último lugar, devido a preferência e interesse próprios pelo sector da vitivinicultura. O trabalho que consistiu no estudo da maturação de sete castas regionais começa com uma breve caracterização da região Duriense. Em seguida faz-se uma breve referência à ADEGA COOPERATIVA DE ALIJÓ, local onde se realizou o mesmo. Depois passamos ao trabalho propriamente dito, apresentando um desenvolvimento teórico do tema, seguido dos resultados práticos do trabalho por nós realizado. Depois fazemos uma breve referência aos vinhos Espumantes produzidos pelo MÉTODO CHAMPANHÊS.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12508TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1366
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOR_MAR.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.