Título: Contribuições para o estudo da evolução da maturação e caracterização de vinhos de consumo provenientes de uma só casta
Autor: Alves, Manuela Gouveia
metadata.dc.contributor.advisor: Micaelo, Eduardo
Ramos, António Maria dos Santos
Data: 1988
Citação: ALVES, Manuela Gouveia (1988) - Contribuições para o estudo da evolução da maturação e caracterização de vinhos de consumo provenientes de uma só casta. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: O assunto escolhido para tese deste trabalho, é problema que toma vulto a qualquer técnico de agricultura, no caso presente, no ramo de vitivinicultura. Ligada, pelo Curso, ao ramo que nos propusemos descrever e vivendo em ligação quási directa com estes problemas, sempre nos mereceu curiosidade a vida relacionada com a vitivinicultura. Não apresenta este trabalho nada de novo nos assuntos que nele se tratam, mas apenas o esforço e a vontade de aprender, o que sempre nos tem acompanhado ao longo da nossa vida de estudan¬te. Mercê de circunstâncias várias, a par de filha e neta de vitivinicultores, pude efectivamente, a pouco e pouco, ir constatando os problemas de que todo este sector se reveste, dada a grande importância da vitivinicultura a nível nacional. O sistema tradicional da nossa vitivinicultura está a ser substituído por novas tecnologias, pelo que, se torna necessário e urgente, formar uma geração de técnicas sensíveis a estes. Todo este sector, parece-nos estar ainda longe de poder corresponder às grandes evoluções que o vinho sofreu nos últimos anos e por isso, acho eu, que o tema escolhido será apropriado, como também, um marco importante para o jovem técnico na conquista e compreensão desta área da ciência. O meu trabalho foi realizado numa das principais regiões vitivinícolas do país, o Douro. Em qualquer região vinícola, uma das principais preocupações de qualquer vitivinicultor é a esco¬lha do início da vindima, pois sabe-se que, só uma boa maturação da uva poderá originar um vinho de qualidade. E importante, assim, conhecer durante vários anos a variação de alguns parâmetros enológicos, no decorrer da maturação, para que da sua interpretação, seja possível decidir qual a data da vindima mais aconselhável. Tem-se como objectivo neste trabalho, numa primeira fase o controle da evolução da maturação do pintor à vindima, de quatro castas de uvas tintas - Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Barroca e Tinta Roriz, que serão representadas ao longo de todo o trabalho pela suas iniciais (TN,TF,TB e TR), sitas em diferentes locais da Região Demarcada do Douro. Numa segunda fase, inclui-se uma classificação físico-química e organoléptica de vinhos de mesa elementares (de uma só casta), obtidos por microvinificação, e em diferentes épocas e locais da Região Demarcada do Douro. Estes mesmos vinhos completam o estudo da evolução da maturação, pois provêm dos mesmos locais e castas onde incidiu a primeira fase do trabalho. Por último, conclui-se este estudo com uma discussão e interpretação conjunta dos resultados obtidos em ambas as fases, com o objectivo de correlacionar entre a qualidade dos vinhos obtidos por microvinificação e os diferentes valores enológicos obtidos durante a evolução da maturação. Posteriormente poderá concluir-se de qual as possíveis datas de vindima mais aconselháveis.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-8745TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1361
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAN_ALV.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.