Título: Caracterização do concelho de Valpaços com vista à elaboração de um plano municipal de intervenção na floresta (PMIF)
Autor: Teixeira, Maria de Fátima Pala
metadata.dc.contributor.advisor: Brás, Maria José da Silva
Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Data: 1996
Citação: TEIXEIRA, Maria de Fátima Pala (1996) - Caracterização do concelho de Valpaços com vista à elaboração de um plano municipal de intervenção na floresta (PMIF). Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: O valor que a floresta possui enquanto recurso económico, valor ecológico, social e riqueza nacional, tem vindo nestes últimos anos a ser reduzido, em consequência de numerosos e devastadores incêndios florestais, exige a concretização no terreno de medidas preventivas contra os incêndios, mas também a florestação de espécies adequadas, protecção aos novos povoamentos e construção das infra-estruturas necessárias. Os PMIF’s ou Planos Municipais de Intervenção na floresta, foram criados em 31 de Dezembro de 1993 com o Decreto-lei n° 423/93, precisamente com o objectivo de realizar estas metas em colaboração com as autarquias locais. Neste âmbito, foi assinado um protocolo entre o Instituto Florestal e as Câmaras Municipais de Valpaços, Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Montalegre e Boticas, no sentido de se elaborar o PMIF Intermunicipal do Alto Tâmega. Este trabalho vai assim contribuir, para o respectivo PMIF, com o estudo prévio do concelho de Valpaços, tendo como principal objectivo a classificação dos povoamentos do concelho, quanto à perigosidade potencial no caso de deflagração de um incêndio, através da determinação da carga de combustível do sub-bosque em função do volume ocupado pela vegetação arbustiva, determinando a sua ocupação espacial, horizontal e vertical através do método da linha de intercepção e assim decidir acerca da sua eliminação com a limpeza dos povoamentos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16823TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1355
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_TEI.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.