Título: Propagação vegetativa e preparação dos elementos para identificação de variedades de medronheiro (Arbutus unedo L.)
Autor: Jacinto, Ricardo de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Varela, João
Gonçalves, José Carlos Dias Duarte
Data: 1996
Citação: JACINTO, Ricardo de Almeida (1996) - Propagação vegetativa e preparação dos elementos para identificação de variedades de medronheiro (Arbutus unedo L.). Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: O trabalho que é aqui apresentado, teve na sua génese o crescente interesse que a espécie Arbutus unedo L., vulgo medronheiro que de há poucos anos para cá tem vindo a adquirir. Dado tratar-se de uma espécie com grande potencial económico para as populações serranas do Sul do país, houve por isso necessidade de se aprofundar os escassos conhecimentos científicos existentes sobre esta planta. É nesta sequência que a Delegação Florestal do Algarve patrocina estágios sobre o estudo da multiplicação vegetativa por estacaria caulinar e também sobre o estudo varietal do medronheiro. Assim e, sendo este trabalho um desses estágios, os objectivos que pretendia-mos alcançar eram por um lado determinar uma metodologia de multiplicação vegetativa e por outro lado averiguar da possibilidade de existência ou não de variedades de medronheiro típicas das Serras Algarvias. Assim, foram marcadas plantas na região Algarvia para servirem de base à elaboração de uma tabela descritiva que pudesse vir a ser utilizada na caracterização de possíveis variedades, tendo em conta parâmetros morfológicos. Nos ensaios de estacaria foram avaliados três tipos de estacas, três misturas de substratos, quatro concentrações AIB, quer na forma de pó, quer em solução hidro¬alcoolica, bem como três épocas de recolha de estacas, Fevereiro, Abril e Agosto. Os ensaios decorreram em estufa tendo os resultados obtidos ficado muito aquém do que esperávamos como consequência provável de factores, tais como, controlo ambiental na estufa, a qualidade da água de rega, entre outros e que são objecto de discussão neste trabalho.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16565TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1351
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_RIC_JAC.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.