Título: Estudo da população de coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) na zona de caça associativa de Proença-a-Velha (Idanha-a-Nova)
Autor: Rolo, Dina Maria de Matos Serrano
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Fernando José De Queirós Alves
Data: 1995
Citação: ROLO, Dina Maria de Matos Serrano (1995) - Estudo da população de coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) na zona de caça associativa de Proença-a-Velha (Idanha-a-Nova). Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: Pretende-se com este trabalho a análise dos animais mortos durante o período de caça, a nível da biometria, peso, sexo, idade, estado reprodutor, presença de ectoparasitas e sintomas de doenças e, além disso, estudar a abundância relativa de coelho ao longo de troços e parcelas, através da observação de vestígios de presença (excrementos, latrinas, escavadelas e tocas) determinando os tipos de habitais mais adequados para a espécie Não existem diferenças significativas entre machos e fêmeas, relativamente às medidas biométricas. O peso dos coelhos é idêntico ao obtido em Santarém e Espanha, sendo inferior ao de França e Austrália. Relativamente às restantes medidas não observamos diferenças evidentes. A razão de sexos (macho: fêmea) da população foi nos adultos de 0,9: 1 e nos jovens 0,7: 1. A percentagem de coelhos com mixomatose foi reduzida (2.7 %), e a doença hemorrágica viral não se detectou. O período reprodutivo iniciou-se em Agosto, tendo-se neste estudo observado 26 % de fêmeas com indícios de reprodução, 5.7 % de machos com testículos externos e 6,8 % de jovens. Relativamente à abundância de coelho, verificamos que os habitats e tipos de vegetação mais adequados para a espécie são aqueles em que predominam os matos, seguindo-se-lhe o eucaliptal. Como resultado final deste estudo conclui-se que, apesar do coelho existir na zona, a sua abundância poderá ser melhorada se ali forem aplicadas medidas de gestão do habitat adequadas para o incremento da sua densidade.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-15994TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1345
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_DIN_ROL.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.