Título: Estudo do impacte do veado (Cervus elaphus) sobre a regeneração natural do sobreiro (Quercus suber) em Vila Viçosa
Autor: Catry, Filipe Xavier
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Fernando José De Queirós Alves
Data: 1996
Citação: CATRY, Filipe Xavier (1996) - Estudo do impacte do veado (Cervus elaphus) sobre a regeneração natural do sobreiro (Quercus suber) em Vila Viçosa. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: O presente trabalho teve por objectivo estudar o consumo de bolotas e de sobreiros germinados, por parte do veado, no sentido de obter dados relativos ao impacte deste cervídeo na regeneração natural dos montados de sobro. O estudo foi desenvolvido na Tapada Real de Vila Viçosa. Esta área engloba a Tapada Pequena e a Tapada Grande, onde existem duas populações de veado com densidades diferentes (1.0 veado/ha e 0.2 veado/ha respectivamente). Em Dezembro de 1994, instalaram-se dois pares de parcelas em cada uma destas áreas, para comparar o efeito da densidade do veado sobre a regeneração natural, sendo cada par constituído por uma parcela de acesso livre aos veados, e por uma outra que ficou vedada com uma rede de 2 m de altura. Em cada uma das parcelas (com uma área de 1080 m2), realizaram-se contagens mensais, de Janeiro a Junho, do número de bolotas e do número de sobreiros existente. De um modo geral, registou-se em ambas as tapadas, uma percentagem de desaparecimento, quer de bolotas quer de sobreiros, significativamente superior nas parcelas abertas, diferença esta que, aparentemente, poderá ser exclusivamente atribuída ao consumo por parte dos veados. Verificou-se que, no mês em que o desaparecimento de bolotas foi maior, os veados foram responsáveis pelo consumo de aproximadamente 35 % e 22 % das bolotas existentes nas parcelas abertas da Tapada Pequena e da Tapada Grande, respectivamente. Relativamente ao consumo de sobreiros, verificou-se que entre o mês em que foi atingido o número máximo e o mês de Junho, os veados consumiram cerca de 39 % dos sobreiros germinados na Tapada Pequena, correspondendo este valor a mais do triplo do consumo registado na Tapada Grande (12 %).
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16584TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1323
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_FIL_CAT.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.