Estudo da influência dos roedores nas sementeiras de sobreiro (Quercus suber L.)
Date
1995
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Tendo como objectivo minimizar o ataque de roedores às sementes aquando das sementeiras, efectuaram-se durante este trabalho diferentes ensaios em que se fizeram variar a profundidade, o compasso e a mobilização do solo.
Quanto à profundidade, realizaram-se ensaios à profundidade de 4-6 cm, 8-10cm e um terceiro a duas profundidades (4-6 + 8-10 cm).
Em relação ao compasso efectuaram-se ensaios com compasso de 2,5 x 2,5 m, 5 x 5 m 10 x 10 m.
Procedeu-se também a ensaios com mobilização de solo e sem mobilização de solo.
Concluiu-se que a profundidade influencia o ataque de roedores às sementes, apresentando os ensaios efectuados a maior profundidade melhores resultados.
O factor compasso, também apresentou valores significativos, aumentando o ataque à medida que este vai sendo mais apertado.
Não se obtiveram resultados relativos à mobilização.
De todos os ensaios, aquele que apresentou melhores resultados foi o ensaio efectuado a duas profundidades com compasso de 5 x 5 m, seguido do ensaio à profundidade de 8-10 cm com compasso de 10 x 10 m.
Será aconselhável não efectuar sementeiras à profundidade de 4-6 cm com compasso de 5 x 5 m, pois estas apresentam ao fim de duas semanas valores de sementes por cova excessivamente reduzidos.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16285TFCPF.
Keywords
Citation
MADEIRA, Paulo Jorge Pereira (1995) - Estudo da influência dos roedores nas sementeiras de sobreiro (Quercus suber L.). Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.