Título: Contribuição para o estudo da biologia do gorgulho da castanha, Curculio elephas Gyll., e avaliação das infestações
Autor: Cabral, Maria do Rosário Borralho Rego
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Palavras-chave: Castanea sativa Miller
Castanheiro
Castanha
Curculio elephas Gyll
Gorgulho da castanha
Laspeyresia splendana Hübner
Lagarta da castanha
Parque Natural da Serra de S. Mamede
Data: 1993
Citação: CABRAL, Maria do Rosário Borralho Rego (1993) - Contribuição para o estudo da biologia do gorgulho da castanha, Curculio elephas Gyll., e avaliação das infestações. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: Neste trabalho elaborou-se a curva de voo do Curculio elephas Gyll. em 1991, em quatro povoamentos, situados no Parque Natural da Serra de S. Mamede. Os voos iniciaram-se em princípio de Setembro, mantendo-se até finais do mesmo mês. Foi igualmente avaliado o nível de infestação de castanhas pelo Curculio elephas Gyll. e pela Laspeyresia splendana Hb., tendo-se verificado que os prejuízos causados por esta última foram os mais significativos. A percentagem de castanhas infestadas por Curculio elephas Gyll, foi pequena, o que leva a considerar que os prejuízos causados por ele não são relevantes. Das variedades recolhidas nomeadamente, a enxerta e a bárea, foi a última que apresentou maior nível de infestação. Além destes itens, na primeira parte do trabalho estudam-se alguns aspectos relacionados com o castanheiro (Castanea sativa Miller), na perspectiva de evidenciar o papel que esta espécie tem no nosso país, bem como nos restantes países produtores. Faz-se também a descrição da morfologia e biologia destes dois insectos, apresentando-se alguns meios de luta contra ambos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13316TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1314
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_CAB.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.