Contribuição para o estudo da biologia do gorgulho da castanha, Curculio elephas Gyll., e avaliação das infestações
Date
1993
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Neste trabalho elaborou-se a curva de voo do Curculio elephas Gyll. em 1991, em quatro povoamentos, situados no Parque Natural da Serra de S. Mamede. Os voos iniciaram-se em princípio de Setembro, mantendo-se até finais do mesmo mês.
Foi igualmente avaliado o nível de infestação de castanhas pelo Curculio elephas Gyll. e pela Laspeyresia splendana Hb., tendo-se verificado que os prejuízos causados por esta última foram os mais significativos.
A percentagem de castanhas infestadas por Curculio elephas Gyll, foi pequena, o que leva a considerar que os prejuízos causados por ele não são relevantes. Das variedades recolhidas nomeadamente, a enxerta e a bárea, foi a última que apresentou maior nível de infestação.
Além destes itens, na primeira parte do trabalho estudam-se alguns aspectos relacionados com o castanheiro (Castanea sativa Miller), na perspectiva de evidenciar o papel que esta espécie tem no nosso país, bem como nos restantes países produtores.
Faz-se também a descrição da morfologia e biologia destes dois insectos, apresentando-se alguns meios de luta contra ambos.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13316TFCPF.
Keywords
Castanea sativa Miller, Castanheiro, Castanha, Curculio elephas Gyll, Gorgulho da castanha, Laspeyresia splendana Hübner, Lagarta da castanha, Parque Natural da Serra de S. Mamede
Citation
CABRAL, Maria do Rosário Borralho Rego (1993) - Contribuição para o estudo da biologia do gorgulho da castanha, Curculio elephas Gyll., e avaliação das infestações. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.