Título: Zona de caça nacional da Lombada : utilização de um Sistema de Informação Geográfico na determinação de áreas de reserva para caça grossa (corço e veado)
Autor: Matos, António José Rocha de
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, José de
Morais, João Luís Pereira
Data: 1992
Citação: MATOS, António José Rocha de (1992) - Zona de caça nacional da Lombada : utilização de um Sistema de Informação Geográfico na determinação de áreas de reserva para caça grossa (corço e veado). Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: A Zona de Caça Nacional da Lombada, criada pelos arts. 122º a 122 do Dec.Lei 354 - A/74, de 14-8, e nos arts. 2º e seguintes do Dec. Lei 407-c/75 de 30-7; é uma área com 13 700 ha que faz parte do Parque Natural de Montesinho - Bragança. Integra terrenos de oito aldeias pertencentes a quatro freguesias (Deilão, Aveleda, Rio de Onor, e Babe). Esta zona de caça tem como objectivo principal, a exploração cinegética, no âmbito de uma maior rentabilidade dos ecossistemas florestais e uma consequente melhoria de vida das populações envolventes, já que, parte das receitas de exp1oração são atribuídas às juntas de freguesia abrangidas por esta Zona da Caça Nacional. Nestes termos torna-se necessária a classificação dos habitats para assim se poderem definir áreas de aptidão para as espécies cinegéticas de modo a proceder-se a uma correcta gestão dos recursos existentes. Assim para que se possa racionalizar a exploração da caça em geral, na Lombada, sem interferência ou perturbação a outras espécies cujo efectivo se pretende proteger e incrementar, propusemo-nos com o presente relatório, a determinar áreas de reserva para a caça grossa (Corço e Veado), utilizando um Sistema de Informação Geográfico com dados relativos ao habitat dessas duas espécies. Todo o trabalho teve por base a informação disponível nas cartas 1:25 000 existentes para a Zona de Caça Nacional da Lombada, nomeadamente carta de vegetação, carta de ocupação florestal, carta hidrográfica a carta da influência humana. Construiu-se uma grelha com quadrículas de 6,25 ha, a qual foi sobreposta a cada uma das cartas atrás mencionadas, retirando a informação referente a cada quadrícula. Essa informação foi codificada e desse modo conseguimos armazena-la numa base de dados para o qual foi utilizado o programa DBASE III plus. O ficheiro constituído foi posteriormente transformado de forma a poder ser utilizado por um sistema de Cartografia Digitalizada. Deste modo e através de vários artifícios inerentes ao próprio programa informático conseguimos a determinação de várias cartas de potencialidades e, finalmente, a carta que pretendíamos como objectivo deste trabalho - “CARTA DE POTENCIALIDADES PARA RESERVA DO CORÇO E VEADO NA LOMBADA”.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13314TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1312
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANT_MAT.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.