Avaliação do estado vegetativo em montado de sobro na região de Castelo Branco
Date
1993
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
O diagnóstico das causas de mortalidade acentuada dos sobreiros nos concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Rodão e Idanha-a-Nova, veio contribuir para um conhecimento quantificado da situação destes ecossistemas, naqueles concelhos.
Foi assim possível apreciar a acção dos vários factores relativos à situação fisiográfica, ecológica, edafo-climática, sanitária, de exploração e condução destes sistemas agro-florestais e também das interacções entre eles. Concluiu-se que a situação de declínio verificada entre nós apresenta uma sintomatologia bastante semelhante à descrita noutros países para outras essências florestais, sobretudo para os carvalhos, e que é possível desde já propor medidas que pontualmente podem contribuir para melhorar o estado destes ecossistemas.
Consideramos também que o futuro destes ecossistemas de tanta importância económica e ecológica, depende eventualmente de um reordenamento do espaço por eles ocupado, o qual deverá ser definido por condicionantes de ordem não só florestal mas também das opções agrícolas e sócio-económicas que conduzem a um desenvolvimento sustentado da região focada.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13326TFCPF.
Keywords
Citation
CARDOSO, Teresa Ferrão (1993) - Avaliação do estado vegetativo em montado de sobro na região de Castelo Branco. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.