Projecto de instalação e condução de povoamentos de Pinus pinaster Aiton na freguesia das Benquerenças, concelho de Castelo Branco
Date
1993
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Este trabalho consiste num projecto de instalação e condução de povoamentos de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton).
Os principais objectivos são a elaboração de um projecto de arborização para uma determinada área tendo em conta condicionalismos de natureza edafo-climáticos, a diminuição do risco de incêndio, a conservação do solo, beneficiação dos povoamentos existentes de pinheiro bravo.
A área em estudo situa-se no concelho de Castelo Branco, na freguesia das Benquerenças na qual se destaca a floresta com a maior percentagem de ocupação do solo.
É uma região que se caracteriza por ter uma temperatura média anual de 15,8°C e precipitação anual de 818,2 mm. Tem um declive predominante entre os 15 e 30%, bem como a maior parte das linhas de água são de curta duração e as exposições dominantes são Ne e Sw.
Para a beneficiação dos povoamentos existentes recorreu-se a levantamentos dendrométricos e ao seu respectivo tratamento, dos quais se obtiveram, entre outros, o acréscimo médio anual (mv) que é de 5,34m3/ha/ano.
Na condução dos povoamentos optou-se pelo grau de desbaste D (forte) com a linha de máxima densidade dada pela equação lnN1 = 11,418 - 1,516 lndg.
A área a intervir tem um total de 250,7 ha, sendo dividido em 4 parcelas. A parcela 1 vai ser arborizada com pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton), a 2 com pinheiro manso (Pinus pinea L.), a 3 com cerejeira brava (Prunus avium L.) e na 4 existe um povoamento de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton) que será beneficiado. Toda a área é percorrida por 11km de caminhos, que vão ser beneficiados, bem como irá proceder-se à construção de 1,8 km de caminho com 4 m de largura.
A preparação do terreno vai ser igual para as parcelas 1 e 2, nas quais se vai fazer uma limpeza mecânica dos matos, seguida de uma ripagem com posterior armação do terreno em vala e cômoro. A parcela 3 não carece de ripagem bem como da limpeza de matos. Na parcela 4 vai ser feita uma limpeza geométrica em faixas.
Os custos totais são superiores a 63 mil contos, podendo ser eventualmente subsidiados mais de 53 mil contos.
O início dos trabalhos está previsto para Abril de 1994.
A realização deste trabalho permitiu alargar o conjunto das informações adquiridas ao longo do curso.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13513TFCPF.
Keywords
Citation
RAMOS, Francisco José Moreira da Silva (1993) - Projecto de instalação e condução de povoamentos de Pinus pinaster Aiton na freguesia das Benquerenças, concelho de Castelo Branco. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.