Título: Projecto de instalação e condução de povoamentos de Pinus pinaster Aiton na freguesia das Benquerenças, concelho de Castelo Branco
Autor: Ramos, Francisco José Moreira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Data: 1993
Citação: RAMOS, Francisco José Moreira da Silva (1993) - Projecto de instalação e condução de povoamentos de Pinus pinaster Aiton na freguesia das Benquerenças, concelho de Castelo Branco. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.
Resumo: Este trabalho consiste num projecto de instalação e condução de povoamentos de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton). Os principais objectivos são a elaboração de um projecto de arborização para uma determinada área tendo em conta condicionalismos de natureza edafo-climáticos, a diminuição do risco de incêndio, a conservação do solo, beneficiação dos povoamentos existentes de pinheiro bravo. A área em estudo situa-se no concelho de Castelo Branco, na freguesia das Benquerenças na qual se destaca a floresta com a maior percentagem de ocupação do solo. É uma região que se caracteriza por ter uma temperatura média anual de 15,8°C e precipitação anual de 818,2 mm. Tem um declive predominante entre os 15 e 30%, bem como a maior parte das linhas de água são de curta duração e as exposições dominantes são Ne e Sw. Para a beneficiação dos povoamentos existentes recorreu-se a levantamentos dendrométricos e ao seu respectivo tratamento, dos quais se obtiveram, entre outros, o acréscimo médio anual (mv) que é de 5,34m3/ha/ano. Na condução dos povoamentos optou-se pelo grau de desbaste D (forte) com a linha de máxima densidade dada pela equação lnN1 = 11,418 - 1,516 lndg. A área a intervir tem um total de 250,7 ha, sendo dividido em 4 parcelas. A parcela 1 vai ser arborizada com pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton), a 2 com pinheiro manso (Pinus pinea L.), a 3 com cerejeira brava (Prunus avium L.) e na 4 existe um povoamento de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton) que será beneficiado. Toda a área é percorrida por 11km de caminhos, que vão ser beneficiados, bem como irá proceder-se à construção de 1,8 km de caminho com 4 m de largura. A preparação do terreno vai ser igual para as parcelas 1 e 2, nas quais se vai fazer uma limpeza mecânica dos matos, seguida de uma ripagem com posterior armação do terreno em vala e cômoro. A parcela 3 não carece de ripagem bem como da limpeza de matos. Na parcela 4 vai ser feita uma limpeza geométrica em faixas. Os custos totais são superiores a 63 mil contos, podendo ser eventualmente subsidiados mais de 53 mil contos. O início dos trabalhos está previsto para Abril de 1994. A realização deste trabalho permitiu alargar o conjunto das informações adquiridas ao longo do curso.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13513TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1307
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_FRA_RAM.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.