Efeitos do fogo na vegetação do sub-bosque em montado de azinho
Ficheiros
Data
1992
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Numa fase introdutória dão focados alguns aspectos de carácter geral sobre a área em estudo (a azinheira e os efeitos do fogo nos ecossistemas florestais) procurando-se seguidamente dar uma informação mais detalhada sobre os efeitos do fogo na sucessão vegetal em montado de azinho (o que constitui o objectivo principal deste trabalho).
A avaliação realizada em três parcelas, cada uma representando situações específicas:
- Sem ocorrência de fogo,
- Ocorrência de fogo há menos de um ano,
- E ocorrência de fogo há três anos.
Distribuídas pela freguesia de Salvaterra do Extremo; foi feita através de observação directa da vegetação herbácea, arbustiva e arbórea; tendo-se verificado que houve um aumento da diversidade da vegetação em relação à parcela em que não ocorreu fogo; e que todas as árvores que foram atingidas pelo fogo apresentam uma recuperação vigorosa.
Houve assim, todo o interesse em desenvolver este estudo, a fim de se conhecer a dinâmica do ecossistema de azinho, para que não se perca da flora desta Região Raiana esta tão frondosa e vistosa árvore produtora de fruto e madeira.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13153TFCPF.
Palavras-chave
Citação
CAPELO, Lídia de Jesus Marques (1992) - Efeitos do fogo na vegetação do sub-bosque em montado de azinho. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.