O uso de abrigos individuais em povoamentos de Eucalyptus globulus Labill., recém-instalados
Ficheiros
Data
1991
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
“(...) as produções de eucaliptal dependem de muitos factores em que se destacam as condições ecológicas (tipo climático e solos), técnicas de plantação, idade de corte, técnicas de conservação, etc (…)” (Goes, 1977).
Ainda segundo Goes (l977), assinalam-se no país tipos climáticos altamente favoráveis à cultura da espécie de Eucalyptus globulus Labill, assim como outros adversos. O mesmo autor considera também uma grande diversidade de estações, desde aquelas onde a espécie Eucalyptus globulus Labill, poderá produzir 30 a 40 m3 por ano e ha., até outras marginais, com produções da ordem dos 3 a 4 m3 por ano e ha.
Dos tipos climáticos existentes, os mais adequados à expansão da espécie referida são segundo Loureiro (1989), os climas húmidos marítimos, com baixa frequência de número de dias de geada por ano. No entanto, tem vindo a assistir-se, na região de Castelo Branco, à expansão acelerada da espécie. Não apresentando esta região as condições mais favoráveis ao desenvolvimento da espécie, surge a pesquisa de novas técnicas culturais, no sentido de proporcionar às plantas melhores condições de desenvolvimento e sobrevivência.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12750TFCPF.
Palavras-chave
Citação
VAN-ZELLER, Maria Paula (1991) - O uso de abrigos individuais em povoamentos de Eucalyptus globulus Labill., recém-instalados. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.