Plano de arborização da propriedade Catrapal
Ficheiros
Data
1989
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Com este trabalho pretende-se estabelecer o plano de operações e exploração para uma propriedade florestal (Catapral) localizada no concelho de Penamacor.
A propriedade com 532.2 ha resultou da compra de muitas pequenas parcelas, praticamente improdutivas, que urge tornar uma unidade homogénea de produção.
O desenvolvimento desta região passa necessariamente pelo incremento da actividade florestal, uma vez que o uso potencial da terra no concelho de Penamacor, como de resto em todo o distrito de Castelo Branco é predominantemente florestal.
A possibilidade de rentabilizar estes solos passa em primeiro lugar pela implementação de acções de florestação e ou de recondução da floresta existente.
Em primeiro lugar procuramos fazer o enquadramento e estudo da população do concelho, uma vez que se torna importante o conhecimento do impacto social deste tipo de projectos bem como a prospecção de mão-de-obra existente. De seguida no capítulo 2, caracterizamos edafo-climática e ecologicamente a região, e com maior pormenor no capítulo 3, analisamos a área da propriedade fazendo um levantamento da situação actual.
No capítulo seguinte (4) apresentamos a proposta de intervenção global, que é depois orçamentada no capítulo 5. Finalmente, considerando que um projecto florestal não se deve restringir a um conjunto de indicações a curto-prazo, mas sim acompanhar toda a vida dos povoamentos, elaboramos os planos de condução e de corte para as diversas parcelas a instalar ou reconverter.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10921TFCPF.
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Abraão Ribeiro dos (1989) - Plano de arborização da propriedade Catrapal. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.