Ensaios de propagação vegetativa em Pinus pinaster Aiton
Ficheiros
Data
1990
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Foi testada a capacidade de enraizamento de estacas provenientes de pés-mãe com diferentes idades: um, um e meio, dois, oito e cinquenta e cinco anos, em diferentes substratos. Foi também avaliada a importância do vigor do pé-mãe e da origem meristemática do material posto a enraizar. As estacas provenientes de plantas com dois anos de idade, enraizadas no substrato dominante de perlite apresentaram a melhor percentagem de enraizamento dois meses após a instalação do ensaio.
O estado fisiológico do material propagado, susceptível de variações dificilmente controláveis parece ser o factor preponderante para produzir estacas de qualidade.
A qualidade do aparelho radicular neoformado foi também abordada.
Efectuou-se ainda um ensaio sobre o efeito da aplicação de uma citocinina, a benziladenina (BAP). Constatou-se que as pulverizações com BAP induzem o desenvolvimento dos gomos interfasciculares e axilares de plantas de pinheiro bravo com um ano e meio de idade. A intensidade de rebentação está directamente relacionada com a concentração de BAP aplicada.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10943TFCPF.
Palavras-chave
Citação
ANTUNES, Maria Ângela Lima (1990) - Ensaios de propagação vegetativa em Pinus pinaster Aiton. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Florestal.