Diagnóstico precoce de gestação em ovinos da raça Merino da Beira Baixa
Date
2000
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
O trabalho de fim de curso foi realizado no efectivo ovino da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. O estudo desenvolvido teve por objectivo principal a determinação da eficiência do diagnóstico precoce de gestação, com base no doseamento de progesterona no plasma sanguíneo recolhido ao 17º dia após a monta.
Foram utilizadas 100 ovelhas da raça Merino da Beira Baixa, distribuídas por 4 grupos, tendo-se concluído que, para valores inferiores a l ng/ml de progesterona, as ovelhas não estavam gestantes.
A eficiência do método para ovelhas não gestantes foi de 100.0% e para as gestantes foi de 80.4%.
A taxa de gestação para a Monta Natural à mão foi de 68.0% e a Monta Natural em lote foi de 44.0%.
O método de diagnóstico precoce de gestação baseado no doseamento de progesterona é um método exacto, merecedor de toda a confiança, de aplicação precoce e resposta rápida, que, contudo exige um contador gama. Também permite um maneio alimentar correcto, quer quanto a ovelhas gestantes quer quanto a não gestantes. Possibilita ainda o agrupamento das fêmeas de acordo com o seu estádio de gestação, optimizando o peso das crias à nascença e ao desmame e reduzindo os tempos não produtivos recorrendo a nova cobrição ou, então, ao refugo das fêmeas não gestantes.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21031TFCPAN.
Keywords
Citation
ALMEIDA, Susana Maria Oliveira de (2000) - Diagnóstico precoce de gestação em ovinos da raça Merino da Beira Baixa. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.