Ensaio comparativo entre a ordenha mecânica e manual em cabras da raça Charnequeira
Ficheiros
Data
2000
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Num efectivo de cabras de raça “Charnequeira”, realizou-se na Herdade do Couto da Várzea, propriedade da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI), um estudo sobre os seus parâmetros produtivos, e um ensaio sobre o comportamento produtivo das cabras perante quatro tipos de ordenha diferentes.
Um total de 32 cabras foi distribuído por 4 grupos. Cada grupo de 8 animais continha cabras de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª lactação, em número igual, distribuídas pelos seguintes tratamentos:
Grupo 1 – Ordenha manual
Grupo 2 – Ordenha manual com repasse
Grupo 3 – Ordenha mecânica
Grupo 4 – Ordenha mecânica com repasse
Cada duas semanas, desde o princípio da ordenha, fizeram-se medições das suas produções de leite, dos tempos da duração da ordenha e também de efectuaram análises laboratoriais ao leite recolhido em amostra (gordura, proteína, lactose, sólidos totais e sólidos não gordos).
Observaram-se diferenças significativas na produção de leite ao 1º Contraste, na produção total ordenhada e no tempo médio de ordenha, entre os diferentes grupos.
Relativamente às diferentes lactações verificámos diferenças significativas na produção ao 1º Contraste, na produção ordenhada até aos 180 dias e 210 dias, na produção total, na produção de gordura ordenhada até aos 210 dias, na produção de lactose ordenhada até aos 210 dias e ainda na produção de sólidos totais ordenhada até aos 210 dias, sendo os animas de 3ª Lactação os mais produtivos.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22826TFCPAN.
Palavras-chave
Citação
MOTA, Carla Margarida de Oliveira (2000) - Ensaio comparativo entre a ordenha mecânica e manual em cabras da raça Charnequeira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.