Título: Inseminação artificial em suínos : comparação de resultados reprodutivos entre esperma fresco e esperma refrigerado
Autor: Ferreira, Paulo Jorge António
metadata.dc.contributor.advisor: Teixeira, Fernando Augusto da Silva
Kletschke, Maria da Conceição da Silva Marinho
Data: 2000
Citação: FERREIRA, Paulo Jorge António (2000) - Inseminação artificial em suínos : comparação de resultados reprodutivos entre esperma fresco e esperma refrigerado. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.
Resumo: O trabalho foi realizado na Sociedade Pecuária da Torrinha, Lda., exploração localizada em Boeiro, no concelho da Sertã. Este trabalho tem como objectivo principal, abordar conhecimentos técnicos relacionados com a inseminação artificial suína. Contudo foi efectuado um trabalho experimental de acordo com o objectivo anterior, passando a ser objectivo desse estudo averiguar o efeito da temperatura na conservação do esperma e avaliar consequentemente o seu efeito na fertilidade, testando se existem diferenças significativas entre dois grupos de animais: • GB. 1- 158 porcas inseminadas duas vezes com esperma fresco; diluído e aplicado até uma hora e meia após a recolha; • GR 2- 158 porcas inseminadas duas vezes com esperma conservado na câmara de refrigeração a 15 °C, com um intervalo de tempo de 24-72 horas. A taxa de fertilidade aparente (TFA) média do ensaio foi de 87,34 %, variando entre 83,54 % para o GB. 2 e 91,14 % para o GB. 1, existindo diferenças significativas entre os dois grupos em relação a este parâmetro. Em relação aos parâmetros produtivos, no GR 2 os nascidos totais e nascidos vivos apresentaram diferenças significativas em relação ao GR 1. O número de nascidos mortos foi idêntico entre os dois grupos, não existindo diferenças entre eles.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21418TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1239
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RE_TFC_PAU_FER.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.