Idade e peso à puberdade em borregas de raça Merino da Beira Baixa
Ficheiros
Data
1999
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O trabalho prático foi efectuado no ovil da Escola Superior Agrária de Castelo Branco no período que decorreu de Janeiro a Outubro de 1998.
Este trabalho teve como objectivo determinar a idade e peso à puberdade em borregas Merino da Beira. Baixa, sujeitas a diferentes tipos de maneio alimentar.
O grupo 1 foi alimentado com feno e concentrado (0-511) ad libitum e o grupo 2 foi alimentado, para além do feno num regime de ad uibitum, foi-lhe administrado concentrado com uma restrição de 50% do regime alimentar fornecido ao grupo 1.
Foram utilizadas 18 borregas da raça Merino da Beira Baixa, divididas aleatoriamente em dois grupos (n = 9).
Determinou-se a idade à puberdade através do doseamento de progesterona plasmática. Considerou-se o animal púbere quando encontrado o valor de 0.5 mg/ml seguido de actividade cíclica. O grupo 1 atingiu a puberdade com uma idade média de 278.0 dias e com um peso de 33.0 Kg, no grupo 2 a idade à puberdade foi de 339.7 dias e com um peso de 30.3 Kg, não se verificando diferenças significativas nestes dois parâmetros para os tratamentos utilizados.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20144TFCPAN.
Palavras-chave
Citação
BRITO, Maria Marta Marques (1999) - Idade e peso à puberdade em borregas de raça Merino da Beira Baixa. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.