Actividade antimicrobiana de óleos essenciais de Lavandula luisieri sobre Botrytis cinerea e Rhizopus sp. isolado de morango
Ficheiros
Data
2011
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
A contaminação microbiológica no morango, causada por fungos filamentosos, dá origem a elevadas perdas de stock durante o transporte e o período de armazenamento do fruto.
A Lavandula luisieri é uma planta endémica na região da Beira Baixa, tendo sido comprovada a sua utilidade para vários fins. Com o objectivo de testar a actividade antifúngica de óleos essenciais desta planta e do cineol para com os bolores Rhizopus sp. e Botrytis cinerea, foi determinada a concentração mínima inibitória (MIC) dos OE através do método de microdiluição em caldo e a concentração mínima fungicida (MFC) pelo método da gota em placa com meio sólido.
As MIC situaram-se entre os valores 0,19% (v/v) e 0,38% (v/v) para Rhizopus sp. e 0,38% (v/v) e 1,5% (v/v) para Botrytis cinerea. Relativamente às MFC verificaram-se valores entre os 0,16% (v/v) e os 2% (v/v) para Rhizopus sp. e entre os 1,25% (v/v) e 3% (v/v) para Botrytis cinerea. O cineol foi menos eficaz na inibição dos bolores, por comparação com os óleos essenciais.
Os resultados obtidos indicam que não houve diferença entre os valores dos OE testados, considerando assim que a quantidade de cineol presente na planta na altura da colheita não influencia directamente a actividade antifúngica dos OE de Lavandula luisieri.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27102TFCNHQA.
Palavras-chave
Morango , Anti-fúngico , Óleos essenciais , Bolores , Lavandula luisieri
Citação
GRAÇA, Susana Filipa Nunes (2011) - Actividade antimicrobiana de óleos essenciais de Lavandula luisieri sobre Botrytis cinerea e Rhizopus sp. isolado de morango. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.