Caracterização de dois resíduos com vista ao incremento do enraizamento de Quercus pyrenaica, Castanea sativa e Arbutus unedo
Ficheiros
Data
2011
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Em Portugal especialmente na região centro, existem vários lagares e unidades fabris que obtêm para além da sua produção, alguns resíduos, como o bagaço e cinza. Estes resíduos, que não têm utilidade, podem ser valorizados se forem utilizados como fertilizantes, contribuindo assim para a diminuição da poluição por eles causada.
É objectivo do presente trabalho efectuar a caracterização analítica de dois resíduos, cinzas provenientes da queima de madeira de pinho para fins energéticos e bagaço de azeitona de um lagar de duas fases, com vista à possível incorporação como fertilizante em solos florestais ou à possível utilização em mistura para substratos.
Conclui-se que os dois resíduos têm um interesse como fertilizante, e também que podem ser utilizados como correctivos orgânicos, o bagaço para solos alcalinos e as cinzas para solos ácidos.
No seguimento deste trabalho foi delineado um ensaio que visa comparar o impacto do uso de diferentes concentrações de resíduos no crescimento de diferentes espécies de plantas. Este ensaio consiste em semear três espécies de plantas (Quercus pyrenaica Will, Castanea sativa Mill e Arbutus unedo L.), em cinco substratos diferentes (um controlo, dois de bagaço e dois de cinzas, com concentrações diferentes), e na avaliação do crescimento das plantas medidas durante um período de 14 meses.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27107TFCEF.
Palavras-chave
Caracterização de resíduos , Bagaço de azeitona , Cinzas , Enraizamento
Citação
CARMONA, Patrícia Isabel Pires (2011) - Caracterização de dois resíduos com vista ao incremento do enraizamento de Quercus pyrenaica, Castanea sativa e Arbutus unedo. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Agronómica - ramo Florestal.