Título: Caracterização de dois resíduos com vista ao incremento do enraizamento de Quercus pyrenaica, Castanea sativa e Arbutus unedo
Autor: Carmona, Patricia Isabel Pires
Palavras-chave: Caracterização de resíduos
bagaço de azeitona
cinzas
enraizamento
Data: 2011
Editora: IPCB. ESA
Citação: CARMONA, Patricia Isabel Pires (2011) - Caracterização de dois resíduos com vista ao incremento do enraizamento de Quercus pyrenaica, Castanea sativa e Arbutus unedo. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Agronómica - ramo Florestal.
Resumo: Em Portugal especialmente na região centro, existem vários lagares e unidades fabris que obtêm para além da sua produção, alguns resíduos, como o bagaço e cinza. Estes resíduos, que não têm utilidade, podem ser valorizados se forem utilizados como fertilizantes, contribuindo assim para a diminuição da poluição por eles causada. É objectivo do presente trabalho efectuar a caracterização analítica de dois resíduos, cinzas provenientes da queima de madeira de pinho para fins energéticos e bagaço de azeitona de um lagar de duas fases, com vista à possível incorporação como fertilizante em solos florestais ou à possível utilização em mistura para substratos. Conclui-se que os dois resíduos têm um interesse como fertilizante, e também que podem ser utilizados como correctivos orgânicos, o bagaço para solos alcalinos e as cinzas para solos ácidos. No seguimento deste trabalho foi delineado um ensaio que visa comparar o impacto do uso de diferentes concentrações de resíduos no crescimento de diferentes espécies de plantas. Este ensaio consiste em semear três espécies de plantas (Quercus pyrenaica Will, Castanea sativa Mill e Arbutus unedo L.), em cinco substratos diferentes (um controlo, dois de bagaço e dois de cinzas, com concentrações diferentes), e na avaliação do crescimento das plantas medidas durante um período de 14 meses.
Descrição: Obteve a classificação de 16 valores.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27107TFCEF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/119
Tipo de Documento: Tese
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_PAT_CAR.pdf153,22 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.