Título: Liquidificação (hidrólise ácida) de cadáveres animais mortos na exploração : quantidade final do efluente produzido e viabilidade da sua utilização em explorações pecuárias
Autor: Lopes, Paula Cristina Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor: Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Palavras-chave: Eliminação de cadáveres
Hidrólise ácida
Biodigestor
Resíduos
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: LOPES, Paula Cristina Cardoso (2007) - Liquidificação (hidrólise ácida) de cadáveres animais mortos na exploração : quantidade final do efluente produzido e viabilidade da sua utilização em explorações pecuárias. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – ramo Rural.
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo principal o estudo de uma alternativa, a hidrólise ácida, aos métodos usuais de eliminação de cadáveres. Este método é baseado na aceleração das fases naturais do processo de degradação dos cadáveres, em meio líquido, o que se pode caracterizar como a sua liquidificação. Para o efeito estudaram-se, em diferentes biodigestores, quatro tratamentos a que foram sujeitas carcaças de aves. Os tratamentos estudados foram: enzimas à base de algas, fezes frescas de bovino, semoletes minerais e por comparação o ensaio em branco onde só se utilizou água. Nos biodigestores foi mantida a temperatura de 30°C durante todo o ensaio. No líquido produzido foram analisados os parâmetros: pH, condutividade eléctrica, Carência Química de Oxigénio, Azoto Total e Sólidos Totais. Relativamente ao pH verificou-se que este se mantém com valores próximos da neutralidade, para todos os biodigestores, óptimo para o funcionamento das várias bactérias intervenientes no processo de hidrólise ácida. Quanto à condutividade eléctrica verificou-se um aumento devido ao aumento da quantidade de sais em todos os biodigestores proporcionado pela degradação da carcaça. A concentração de CQO em todos os biodigestores aumenta, variando, contudo, a semana em que os valores mais elevados valores são atingidos. O teor em Azoto Total aumenta rapidamente na primeira semana, tornando-se depois constante, apresentando um valor muito elevado em todos os digestores. Os Sólidos Totais atingem o valor mais elevado na primeira semana, verificando-se uma diminuição progressiva ao longo das semanas, também para todos os biodigestores.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25755TFCER.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1187
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Rural

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_PAU_LOP.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.