Título: Isolamento de E. coli, L. monocytogenes e Salmonella spp. e susceptibilidade a antibióticos e desinfectantes usados na indústria alimentar
Autor: Barroso, João Pedro Guedes
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Trindade, Joana Alexandra Rodrigues
Palavras-chave: Escherichia coli
Listeria monocytogenes
Salmonella
Susceptibilidade
Antibiótico
Desinfetantes
Serotipagem
Data: 2011
Editora: IPCB. ESA
Citação: BARROSO, João Pedro Guedes (2011) - Isolamento de E. coli, L. monocytogenes e Salmonella spp. e susceptibilidade a antibióticos e desinfectantes usados na indústria alimentar. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Biológica Alimentar.
Resumo: Durante o período de estágio, na empresa Labinter – Laboratório Alimentar Lda., foram obtidos 20 isolados alimentares de Escherichia coli, Listeria monocytogenes e Salmonella spp. e determinou-se, no laboratório de Microbiologia da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, o seu perfil de susceptibilidade a antibióticos e desinfectantes usados na industria alimentar. Foi utilizada a técnica de difusão em Müeller-Hinton Agar. Dos cinco diferentes desinfectantes comerciais testados, o desinfectante Bioxel, à base de compostos quaternários de amónio, foi o que se mostrou mais eficaz. Considerando os 11 isolados de E. coli, verificou-se 18% de resistência à ampicilina (10μg), sulfametoxazol-trimetropim (1,25/23,75 μg) e tetraciclina (30μg). Os 8 isolados de L. monocytogenes, apresentaram 13% de sensibilidade intermédia à penicilina G (10U) e mostraram-se sensíveis aos restantes antibióticos testados. Por fim, o único isolado de Salmonella spp. testado, mostrou-se resistente à tetraciclina (30μg) e estreptomicina (10μg). No geral, os isolados de L. monocytogenes mostraram ser mais susceptíveis aos antibióticos e desinfectantes, quando comparados com os isolados de E. coli e de Salmonella spp. Para além da susceptibilidade aos antibióticos e desinfectantes, os isolados de L. monocytogenes foram ainda caracterizados quanto ao seu serogrupo, por Multiplex PCR, tendo-se concluído que os isolados provenientes das amostras de queijo português (n=6) pertenciam ao serogrupo 4b, 4d, 4e e os isolados provenientes de chouriça (n=2) pertenciam ao serogrupo 1/2a, 3a.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27105TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/118
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_JOA_BAR.pdf133,58 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.