Título: Criação e promoção de contínuos ecológicos : reabilitação e requalificação da ribeira de Vilar e da ribeira de S. Bernardo
Autor: Abrantes, Rui Miguel Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Vitória, Acilio
Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Margens de ribeiras
Qualidade da água
Reabilitação ambiental
Técnicas de Engenharia Natural
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: ABRANTES, Rui Miguel Oliveira (2007) - Criação e promoção de contínuos ecológicos : reabilitação e requalificação da ribeira de Vilar e da ribeira de S. Bernardo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – ramo Rural.
Resumo: Este trabalho visou caracterizar o estado de conservação e propor medidas de reabilitação e requalificação das ribeiras de Vilar e S. Bernardo localizadas no concelho de Aveiro, tendo em conta os valores ecológicos, culturais e paisagísticos normalmente associados aos sistemas fluviais. A caracterização a nível hidrológico foi objecto de duas abordagens distintas, envolvendo a análise de dados geográficos e trabalho de campo, complementado com informação cartográfica, para avaliar o estado relativo à perturbação do meio biofísico, tanto a nível do canal como das margens, sendo realizadas fichas de caracterização biofísica utilizando uma adaptação da metodologia o River Habitat Survey (RHS) que se complementou recorrendo-se aos índices da qualidade dos ecótonos ripários (QBR) e o grau de qualidade do canal (GQC). Incluiu também, uma recolha e avaliação da qualidade da água a nível organoléptico, físico-químico e microbiológico. Foram realizados trabalhos de limpeza e desobstrução da ribeira de Vilar, junto ao lugar de Vilar. Por fim foram elaboradas propostas de intervenção com recurso a Técnicas de Engenharia Natural de forma a reabilitar as margens, estabelecendo ainda recomendações que se devem ter para a elaboração de um projecto de reabilitação e manutenção de linhas de água, de forma a minimizar os impactes dos trabalhos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25736TFCER.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1178
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Rural

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_RUI_ABR.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.