Criação e promoção de contínuos ecológicos : reabilitação e requalificação da ribeira de Vilar e da ribeira de S. Bernardo

Data

2007

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

Este trabalho visou caracterizar o estado de conservação e propor medidas de reabilitação e requalificação das ribeiras de Vilar e S. Bernardo localizadas no concelho de Aveiro, tendo em conta os valores ecológicos, culturais e paisagísticos normalmente associados aos sistemas fluviais. A caracterização a nível hidrológico foi objecto de duas abordagens distintas, envolvendo a análise de dados geográficos e trabalho de campo, complementado com informação cartográfica, para avaliar o estado relativo à perturbação do meio biofísico, tanto a nível do canal como das margens, sendo realizadas fichas de caracterização biofísica utilizando uma adaptação da metodologia o River Habitat Survey (RHS) que se complementou recorrendo-se aos índices da qualidade dos ecótonos ripários (QBR) e o grau de qualidade do canal (GQC). Incluiu também, uma recolha e avaliação da qualidade da água a nível organoléptico, físico-químico e microbiológico. Foram realizados trabalhos de limpeza e desobstrução da ribeira de Vilar, junto ao lugar de Vilar. Por fim foram elaboradas propostas de intervenção com recurso a Técnicas de Engenharia Natural de forma a reabilitar as margens, estabelecendo ainda recomendações que se devem ter para a elaboração de um projecto de reabilitação e manutenção de linhas de água, de forma a minimizar os impactes dos trabalhos.

Descrição

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25736TFCER.

Palavras-chave

Margens de ribeiras , Qualidade da água , Reabilitação ambiental , Técnicas de Engenharia Natural

Citação

ABRANTES, Rui Miguel Oliveira (2007) - Criação e promoção de contínuos ecológicos : reabilitação e requalificação da ribeira de Vilar e da ribeira de S. Bernardo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – ramo Rural.