Proposta de intervenção biofísica no troço do rio Ponsul integrado na zona de protecção especial do Tejo Internacional
Ficheiros
Data
2007
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Este projecto visou, essencialmente, elaborar uma análise do estado de conservação de um troço do Rio Ponsul, tendo em conta também, os valores ecológicos, culturais e paisagísticos normalmente associados aos sistemas fluviais, permitindo assim fundamentar o desenvolvimento de uma proposta de recuperação, estabilização e consolidação das suas margens.
Para avaliar o estado relativo de perturbação do meio biofísico, tanto a nível do canal como das margens, foram realizadas fichas de caracterização biofísica utilizando como metodologia o River Habitat Survey (RHS) que se complementou recorrendo-se aos índices da qualidade dos ecótonos ripários (QBR) e o grau de qualidade do canal (GQC).
Foram ainda realizados levantamentos topográficos dos pontos mais críticos ao longo da área de estudo de forma a facilitar e melhor fundamentar as propostas de intervenção tendo em conta o seu estado de degradação.
Por fim foram desenvolvidas as referidas propostas de intervenção com recurso a Técnicas de Engenharia Natural de forma a recuperar e a minimizar os impactes das margens, estabelecendo ainda recomendações para a minimização dos impactes resultantes da fase de execução dos trabalhos.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25734TFCER.
Palavras-chave
Caracterização biofísica , Consolidação das margens , Ecótonos ripários , Engenharia natural
Citação
LAIA, João Pedro Costa Roxo Viseu (2007) - Proposta de intervenção biofísica no troço do rio Ponsul integrado na zona de protecção especial do Tejo Internacional. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – ramo Rural.