Título: Proposta de intervenção biofísica no troço do rio Ponsul integrado na zona de protecção especial do Tejo Internacional
Autor: Laia, João Pedro Costa Roxo Viseu
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, José Luís Palma Viseu Laia
Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Caracterização biofísica
Consolidação das margens
Ecótonos ripários
Engenharia natural
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: LAIA, João Pedro Costa Roxo Viseu (2007) - Proposta de intervenção biofísica no troço do rio Ponsul integrado na zona de protecção especial do Tejo Internacional. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – ramo Rural.
Resumo: Este projecto visou, essencialmente, elaborar uma análise do estado de conservação de um troço do Rio Ponsul, tendo em conta também, os valores ecológicos, culturais e paisagísticos normalmente associados aos sistemas fluviais, permitindo assim fundamentar o desenvolvimento de uma proposta de recuperação, estabilização e consolidação das suas margens. Para avaliar o estado relativo de perturbação do meio biofísico, tanto a nível do canal como das margens, foram realizadas fichas de caracterização biofísica utilizando como metodologia o River Habitat Survey (RHS) que se complementou recorrendo-se aos índices da qualidade dos ecótonos ripários (QBR) e o grau de qualidade do canal (GQC). Foram ainda realizados levantamentos topográficos dos pontos mais críticos ao longo da área de estudo de forma a facilitar e melhor fundamentar as propostas de intervenção tendo em conta o seu estado de degradação. Por fim foram desenvolvidas as referidas propostas de intervenção com recurso a Técnicas de Engenharia Natural de forma a recuperar e a minimizar os impactes das margens, estabelecendo ainda recomendações para a minimização dos impactes resultantes da fase de execução dos trabalhos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25734TFCER.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1177
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Rural

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOA_LAI.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.