Título: Avaliação e prevenção de riscos na selecção de equipamentos para uma central de valorização da fracção orgânica de resíduos sólidos
Autor: Neto, Alexandra Margarida Luís
metadata.dc.contributor.advisor: Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Palavras-chave: Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho
Máquina
Prevenção de riscos
Avaliação do risco
Gestão do risco
Data: 2004
Editora: IPCB. ESA
Citação: NETO, Alexandra Margarida Luís (2003) - Avaliação e prevenção de riscos na selecção de equipamentos para uma central de valorização da fracção orgânica de resíduos sólidos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: A adesão de Portugal à União Europeia, muito embora tenha contribuído significativamente para o desenvolvimento do país, veio igualmente provocar uma profunda alteração ao nível dos factores de risco existentes no ambiente laboral. A livre circulação de pessoas e bens e a aceleração da introdução de novas tecnologias nos processos produtivos levou a fosse difícil de acompanhar e controlar tudo o que circula no espaço comunitário, designadamente no que diz respeito a máquinas de trabalho. Tal facto conduziu à entrada no nosso país de máquinas de trabalho totalmente inadequadas às condições de segurança, higiene e saúde do futuro utilizador. Neste sentido, foi adoptada a nível da União Europeia, a Directiva Máquinas, transposta para legislação nacional através do Decreto-lei n° 320/2001, e que preconiza, antes da colocação no mercado e entrada no espaço comunitário, que as máquinas sejam sujeitas a uma avaliação da conformidade com uma série de normas, entre as quais normas de segurança. Em complemento com a Lei-Quadro para a Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho, este normativo impõe ainda a necessidade de se efectuarem, por parte da entidade que coloca a máquina no mercado e/ou a instala, avaliações e registos do risco associado a essa mesma máquina, no sentido de prevenir e mitigar os factores de risco para o trabalhador. Desta forma foi criado um documento que permitiu o registo sistemático dos riscos associados a máquinas que se serão instalados numa Central de Valorização da Fracção Orgânica de Resíduos Urbanos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24542TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1170
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ALE_NET.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.