Avaliação e prevenção de riscos na selecção de equipamentos para uma central de valorização da fracção orgânica de resíduos sólidos

Data

2004

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

A adesão de Portugal à União Europeia, muito embora tenha contribuído significativamente para o desenvolvimento do país, veio igualmente provocar uma profunda alteração ao nível dos factores de risco existentes no ambiente laboral. A livre circulação de pessoas e bens e a aceleração da introdução de novas tecnologias nos processos produtivos levou a fosse difícil de acompanhar e controlar tudo o que circula no espaço comunitário, designadamente no que diz respeito a máquinas de trabalho. Tal facto conduziu à entrada no nosso país de máquinas de trabalho totalmente inadequadas às condições de segurança, higiene e saúde do futuro utilizador. Neste sentido, foi adoptada a nível da União Europeia, a Directiva Máquinas, transposta para legislação nacional através do Decreto-lei n° 320/2001, e que preconiza, antes da colocação no mercado e entrada no espaço comunitário, que as máquinas sejam sujeitas a uma avaliação da conformidade com uma série de normas, entre as quais normas de segurança. Em complemento com a Lei-Quadro para a Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho, este normativo impõe ainda a necessidade de se efectuarem, por parte da entidade que coloca a máquina no mercado e/ou a instala, avaliações e registos do risco associado a essa mesma máquina, no sentido de prevenir e mitigar os factores de risco para o trabalhador. Desta forma foi criado um documento que permitiu o registo sistemático dos riscos associados a máquinas que se serão instalados numa Central de Valorização da Fracção Orgânica de Resíduos Urbanos.

Descrição

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24542TFCORN.

Palavras-chave

Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho , Máquina , Prevenção de riscos , Avaliação do risco , Gestão do risco

Citação

NETO, Alexandra Margarida Luís (2003) - Avaliação e prevenção de riscos na selecção de equipamentos para uma central de valorização da fracção orgânica de resíduos sólidos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.